Site icon Rádio Boa Nova

JMJ: Diocese de Coimbra espera receber “milhares de jovens de vários países”

A diocese de Coimbra conta receber milhares de peregrinos no âmbito da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em 2023, em Portugal, de 1 a 6 de agosto, com a presença do Papa Francisco e sob o tema  “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39).

A um ano da iniciativa, a Diocese de Coimbra já foi contactada por Dioceses de vários países como França, Itália, Espanha, Polónia, Malawi, Kenya, República Dominicana, Guatemala e Filipinas que pretendem viver a Pré-Jornada, evento que “será certamente marcante para toda a região”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Comité Organizador Diocesano Coimbra da JMJ, recorda que “desde Paris, em 1997, as dioceses do país anfitrião da Jornada Mundial da Juventude, acolhem jovens peregrinos a caminho da JMJ nos dias anteriores à grande celebração”. “Esta iniciativa, conhecida como Pré-Jornada ou Dias na Diocese, é uma oportunidade para colocar todo o país  de acolhimento a caminho da JMJ”, adianta.

Segundo o Comité Organizador Diocesano “os Dias nas Dioceses ajudam a criar sinergias com estruturas eclesiais locais, a proporcionar aos  peregrinos uma verdadeira experiência de comunidade, através das suas pessoas, da sua  gastronomia, da sua cultura e da sua religiosidade e a dinamizar momentos de oração e festa”.

Os Dias na Diocese são dinamizados pelo Comité Organizador Diocesano de Coimbra (COD Coimbra) em articulação com os 21 Comités Organizadores Territoriais (COT’s).

Neste âmbito, o COD Coimbra tem como objetivos: dinamizar a diocese de Coimbra; auxiliar a preparação da  diocese para o acolhimento da JMJ 2023; acolher e acompanhar todos os peregrinos que se  inscrevam para viver a semana de Pré-Jornada na diocese de Coimbra; procurar fazer caminho em  toda a diocese; dinamizar momentos de formação e apresentação junto das várias comunidades; dinamizar momentos de formação juntos de voluntários e famílias de acolhimento e a criação de momentos de congregação.

Os COT’s têm como objetivos: dinamizar os seus territórios; auxiliar a preparação da Diocese para o acolhimento da JMJ 2023; acolher e acompanhar todos os peregrinos que se inscrevam para viver os Dias na Diocese no seu território; procurar fazer caminho em toda a Diocese e a Criação de momentos de congregação.

Exit mobile version