Site icon Rádio Boa Nova

Já são 191 casos confirmados de Monkeypox em Portugal

Já são 191 casos confirmados de Monkeypox em Portugal, segundo os mais recentes divulgados esta manhã pela Direção-Geral de Saúde. 

Há, portanto, mais 25 comparativamente com o último balanço conhecido ontem, dia 7 de junho.  

“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, avança a autoridade de saúde indicando que as infeções continua a ser – até agora – em homens entre os 19 e 61 anos. 

A maioria dos casos, aponta ainda a DGS, é entre indivíduos com menos de 40 anos.  

Os casos estão em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis. Os últimos 25 foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Recorde-se que o Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido através de lesões, fluídos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é, geralmente, de sete a 14 dias, e a doença, endémica na África Ocidental e Central, dura, em média, duas a quatro semanas.

Os sintomas passam por lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço. A quem tenha estes sintomas, a DGS recomenda que procure aconselhamento médico.

Exit mobile version