Site icon Rádio Boa Nova

ISEC vai lançar Cursos Técnicos Superiores de Engenharia na Figueira da Foz

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai formar estudantes na Figueira da Foz. A falta de técnicos profissionais ligados à robótica, eletromecânica e informática,…

…levou o ISEC a formalizar uma parceria com a Escola Secundária Bernardino Machado e a lançar três Cursos Técnicos Superiores Profissionais – CTeSP.  

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, os cursos terão início no ano letivo 2020/2021 e vão permitir aos alunos obterem o diploma de Técnico Superior Profissional.

A elevada procura das empresas por profissionais formados nas áreas de robótica, eletromecânica e informática na Figueira da Foz leva o Instituto de Engenharia de Coimbra – ISEC a lançar três Cursos Técnicos Superiores Profissionais – CTeSP, em parceria com a Escola Secundária Bernardino Machado. Os cursos de “automação, robótica e manutenção industrial”, “tecnologias e programação de sistemas de informação” e “manutenção eletromecânica” terão início no ano letivo 2020/2021.

“A escola secundária Bernardino Machado está capacitada para receber os CTeSP face à vasta gama dos seus equipamentos e dos laboratórios que dispõe”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “Esta parceria vai levar professores do ISEC à Figueira da Foz para formar alunos que acabam o ensino secundário e tenham interesse numa formação superior de curta duração”.

Após concluírem com êxito os dois anos do curso, os alunos recebem o diploma de Técnico Superior Profissional e podem optar por ingressarem no mercado de trabalho ou prosseguirem os estudos, e integrarem de forma direta as licenciaturas do ISEC nas áreas correspondentes à formação.

Os CTeSP escolhidos pela direção da escola Bernardino Machado serão lecionados por profissionais ligados à indústria e professores do ISEC. Nos três primeiros semestres, as aulas das unidades curriculares de formação técnica são de aplicação prática e vão acontecer na Figueira da Foz, “mas também poderão passar para os laboratórios do ISEC em algumas ocasiões”, afirma Mário Velindro.

O último semestre é preenchido com um estágio curricular que assegurará a aplicação da formação adquirida às atividades profissionais que o curso prepara. O estágio – obrigatório em cada curso – irá decorrer em empresas e entidades que desenvolvem atividades ligadas à robótica, eletromecânica e tecnologias de informação. “A iniciativa contará com a colaboração da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, do Conselho Empresarial do Centro e ainda com algumas empresas que pertencem ao Parque Industrial da Figueira de forma a garantir a ligação dos alunos ao mercado de trabalho. Esta componente prática do curso, muitas vezes, leva à contratação do estudante”.

Exit mobile version