Site icon Rádio Boa Nova

ISEC vai criar pranchas ecológicas

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra está a desenvolver uma prancha para quem está a aprender a surfar.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o ISEC adianta que “esta previne erros de postura corporal e de falta de equilíbrio dos praticantes”. Baseado em materiais ecológicos, o projeto quer “substituir as pranchas de derivados de petróleo usadas nas escolas de surf em Portugal”.

Os investigadores do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC estão a conceber um novo modelo de pranchas de surf recorrendo a materiais ecológicos e reciclados. A prancha vai ajudar no processo de aprendizagem de novos surfistas através de um melhor desempenho biomecânico.

“A biomecânica permite associar a destreza dos materiais da prancha com a forma como o atleta se deve posicionar para atingir um maior equilíbrio e melhor postura corporal, do seu corpo e acelerar a sua aprendizagem”, afirma Mário Velindro, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

“O nosso projeto consiste em desenvolver uma prancha que pode ser instrumentada, destinada a quem está a aprender a surfar: ela vai permitir corrigir a postura corporal através de um registo de desempenho”, acrescenta o responsável.

Com esta solução, o utilizador “irá aprendendo a posicionar-se de forma mais eficiente, de modo a conseguir equilibrar-se melhor quando estiver em cima da prancha no mar”.

Exit mobile version