O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC está a desenvolver diligências, em Portugal e no Brasil, para ter cursos com dupla titulação com universidades brasileiras. Os cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica estão na primeira linha deste projeto, pretendendo-se que os seus estudantes frequentem aulas presenciais, quer no ISEC, quer nas respetivas universidades no Brasil, tendo aulas online em comum.
O projeto prevê que “estudantes brasileiros completem ciclos de estudos em Coimbra e que estudantes do ISEC façam o mesmo no Brasil. A intenção é que, no final dos cursos, possam ser simultaneamente diplomados pelo ISEC e pela universidade correspondente no Brasil”.
“A internacionalização do ensino e da nossa investigação aplicada para o mercado do Brasil é uma das prioridades do ISEC neste momento: tanto o mercado de estudantes brasileiros, como o mercado empresarial do Brasil, têm um potencial imenso”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.
“Seja para recebermos estudantes do Brasil nos nossos cursos em Coimbra, seja para os nossos diplomados iniciarem carreiras profissionais de sucesso em grandes empresas brasileiras, estamos a construir uma enorme janela de oportunidades para os próximos anos”, considera
A visita de Mário Velindro vai ser correspondida, no próximo dia 7 de julho, com uma visita do ministro da Presidência do Brasil, o general Luiz Ramos, às instalações do ISEC em Coimbra. O ministro brasileiro, um dos mais próximos do presidente Jair Bolsonaro, visitará também nesse dia a Câmara Municipal de Coimbra, na qual será recebido pelo presidente, José Manuel Silva.