Site icon Rádio Boa Nova

ISEC e APIN vão facilitar integração de estudantes no mercado de trabalho ambiental

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC e a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior – APIN – assinaram um protocolo de cooperação para formar estudantes em contexto de trabalho – em áreas relativas ao ambiente, à economia circular e à sustentabilidade – como forma de facilitar a sua integração no mercado de emprego e potenciar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

“Esta colaboração com o ISEC, enquanto instituição de referência no ensino superior na região, irá permitir à APIN receber a experiência e os conhecimentos dos seus docentes e alunos, os quais contribuirão para aumentar a capacidade de resposta na execução de projetos, nomeadamente de prevenção e redução de perdas de água e infiltrações”, afirma João Miguel Sousa Henriques, presidente da APIN, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova. “Com o contributo do ISEC, iremos melhorar a nossa eficiência operacional, bem como expandir as redes de abastecimento e saneamento das regiões em que operamos. É uma parceria win-win”.

A empresa espera vir a facilitar a adaptação dos estudantes à sua carreira profissional e, por sua vez, receber o contributo destes para “privilegiar e dinamizar uma economia circular, através da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, bem como através da valorização orgânica de resíduos urbanos. É fundamental estimular uma constante inovação tecnológica que ajude a combater perdas de água, com um investimento regular na renovação de redes”.

Para Mário Velindro, presidente do ISEC, “as novas smart cities, a sustentabilidade e a economia circular são áreas determinantes para a construção de um futuro sustentável. A oportunidade para cooperar com uma empresa como a APIN, que trabalha nessa mesma direção – do crescimento sustentável – é também a confirmação de que a formação nestes âmbitos contribui para um desenvolvimento ambiental adequado às atuais imposições climáticas”.  

A APIN é constituída exclusivamente por capitais públicos de 11 municípios das regiões de Coimbra e Leiria: Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares. O plano de investimento da empresa, para concretizar nos 11 municípios aderentes, é superior a 40 milhões de euros.

Mediante as necessidades de cada município, a empresa irá recrutar formandos do ISEC para estágios em contexto de trabalho que poderão ser exercidos na sede da APIN, em Penela, ou num dos centros operacionais da empresa espalhados pelo país.

Exit mobile version