Site icon Rádio Boa Nova

“Isaurinha” comemorou 105 anos na Sant’Ana Residência Sénior

Nascida em 18 de outubro de 1915, Isaura da Conceição Teixeira, comemorou ontem 105 anos de vida, na Sant’Ana Residência Sénior em Oliveira do Hospital.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a conhecida residência senior refere que “sendo este 2020 um ano atípico, onde não poderá receber as visitas que esperava, não podíamos deixar celebrar este marco na vida da D. Isaura”.

Isaura Teixeira é residente permanente na Sant’Ana Residência Sénior em Oliveira do Hospital desde agosto de 2019. A «Isaurinha», como carinhosamente é tratada pelos restantes residentes e colaboradoras, “teve um período de adaptação um pouco difícil, uma vez que não queria de todo deixar a sua casa”. “No entanto, neste momento a D. Isaura já é uma figura ilustre na Sant’Ana”, refere a instituição.

“Apesar de ser uma pessoa bastante bem disposta, a vida da D. Isaura nem sempre foi um «mar de rosas». Nascida no concelho transmontano de Valpaços, a jovem Isaura perdera os seus pais aos nove anos de idade. Mais tarde, juntamente com sua irmã mais velha, são levadas para Lisboa por uma família abastada que lhes deu condições para viver e trabalho como domésticas na casa onde coabitavam.

Mais tarde, ao tornar-se adulta, procura um emprego que lhe proporcionasse melhores condições financeiras, e foi aí que surgiu uma oportunidade na cantina da Petrogal. Até à sua idade da reforma, a D. Isaura manteve-se em Lisboa

Sensivelmente há cerca de 30 anos, a D. Isaura mudou-se para Oliveira do Hospital onde viveu juntamente com a sua irmã, até à data do seu falecimento. Desde então, a D. Isaura que sempre fora muito independente, morou sozinha em sua casa até agosto de 2019, que coincide com a data que deu entrada na Sant’Ana Residência Sénior”, refere a instituição em comunicado.

Questionada sobre “qual a receita para esta longevidade cheia de energia e boa disposição”, D. Isaura, conhecida pela sua proatividade e energia que tem para “dar e vender”, refere com risos à mistura, que “o seu grande segredo em chegar a esta bonita marca está no facto de ser solteira e sem filhos. Contudo, diz ter um remédio milagroso, que é um “meio copo de vinho” durante a refeição”.

Aos 105 anos, a D. Isaura continua “bastante participativa e demonstra interesse em participar nas atividades promovidas pelas animadoras da Sant’Ana Residência Sénior. Desde ginástica, fisioterapia ou ações mais didáticas, a D. Isaura oferece sempre a sua boa disposição e sabedoria em cada uma delas”.

Ontem, e como é apanágio na Sant’Ana Residência Sénior, foi realizada uma “pequena festa” com os residentes e colaboradores onde se celebraram os 105 anos de «Isaurinha» com um bolo que se partilhou por todos os presentes.

Exit mobile version