Site icon Rádio Boa Nova

Irmandade de N.ª Sr.ª das Preces quer revitalizar Santuário. Tradicional Romaria realiza-se a 1 e 2 de julho

rbt

No primeiro fim de semana de julho volta a cumprir-se a ancestral festividade em honra de N.ª Srª das Preces, em Vale de Maceira, Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, que atrai gente de toda a região. Este ano, a Irmandade que está apostada em revitalizar o Santuário, vai recriar a tradicional romaria com ranchos convidados e a chegada de visitantes em autocarros.

A esta altura ultimam-se os preparativos para Festa de N.ª Sr.ª das Preces que vai decorrer nos dias 1 e 2 de julho. Em paralelo, vai ser comemorado o Dia da Unidade Pastoral Oliveira do Hospital Sul e a II Feira de Artesanato e Produtos Regionais. O evento religioso vai contar com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que no domingo vai presidir à Eucaristia e ao sacramento do Crisma para 17 crismandos.

A imprimir novidades no certame desde que tomou posse na direção da Irmandade de N.ª Sr.ª das Preces, Maria da Graça Lourenço refere que esta é uma “romaria fundamentalmente religiosa”. Esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova, a presidente da Irmandade destacou também como momento alto a Eucaristia que se realiza no sábado, pelas 21, seguida de procissão das velas.

Este ano, a festa vai contar com a participação de três ranchos da região que “vão entrar no Santuário e fazer a coreografia dos romeiros à chegada e vai haver o café das borras”. “É uma forma de não esquecer o legado que nos foi deixado pelos antigos”, refere a responsável.

A festividade tem também associado um programa cultural e musical. “Vamos manter a parte religiosa, cultural e dar aos jovens a possibilidade de se divertirem”, frisa.

Assumindo que “cuidar do Santuário” é o que mais gosta de fazer na vida, Maria da Graça Lourenço está determinada em valorizar o espaço e arranjar forma de levar por diante os três anteprojetos que possibilitarão colocar o Santuário na Rota do Turismo Religioso e de Natureza. Os projetos vão estar expostos no Santuário, neste fim de semana, numa tarja com seis metros. Em causa está a recuperação da Casa da Música que passará a dispor de um pequeno auditório, com restaurante e bar virados para o jardim, a recuperação da Casa dos Anjos e a sua adaptação a espaço de receção turística, centro de interpretação, galeria de exposição e museu virtual.

Por último, a Irmandade pretende levar a feito um projeto de ajardinamento, calcetamento, pavimento com parque de caravanismo.

Maria da Graça estima que o investimento venha a rondar os 300 mil Euros, que vai ser objeto de candidatura junto da entidade do Turismo Centro de Portugal, prevendo-se uma comparticipação de 75 por cento. Em falta ficarão os restantes 25 por cento do investimento.

Pessoa “muito otimista e com muita força”, Maria da Graça está confiante no bom envolvimento da comunidade, mecenas, amigos do Santuário e entidades locais para que seja possível a sua concretização. “Não podemos viver das ofertas dos cofres do Santuário”, faz notar a responsável, verificando que o montante que vai sendo recolhido “não dá para pagar a água e a luz”.

Certa das dificuldades, a responsável está consciente de que o projeto de valorização não ficará concretizado até 2024, altura em que termina o mandato da atual direção. Mas com a força que, também tem sido manifestada pelos restantes Irmãos da Irmandade, Maria da Graça assegura que o sonho não irá cair por terra. Lembra que o Santuário já conta com uma albergaria para acolher pessoas e grupos que visitem o espaço religioso e tem a Igreja para a realização das celebrações, como a que vai acontecer nos dias 1 e 2 de julho.

Determinante na valorização e dinamização do Santuário tem sido o capelão Rodolfo Albuquerque, a quem a presidente da Irmandade reconhece determinação e capacidade de atrair e dinamizar iniciativas àquele espaço, de que é exemplo a recente receção dos símbolos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.

O convite está feito aos habituais romeiros e a outras pessoas que neste fim de semana queiram experienciar momentos de espiritualidade, conviver e divertir-se naquele que é o mais antigo Santuário Mariano da região.

Ouça a entrevista na íntegra>>>

Exit mobile version