Site icon Rádio Boa Nova

IPMA: Abril com máximos de calor. Hoje pode bater-se recorde com 78 anos

Portugal já bateu vários recordes de temperaturas desde o início do mês de abril, podendo, esta quinta-feira, bater um com 78 anos, tal como confirmou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que admite que este tem sido “um período marcante” no que respeita às máximas.

Portugal enfrenta uma onda de calor devido a uma massa de ar quente vinda do norte de África e, esta quinta-feira, os termómetros podem registar os 37 graus em algumas regiões – caso aconteça, é batido um recorde com 78 anos, que pertence ainda a Pinhão, quando a 20 de abril de 1948 chegou aos 36 graus.

Em abril tem estado a ocorrer uma onda de calor “com comportamento atípico” , uma vez que já se dividiu, praticamente, em três períodos – no  inicio do mês, 11 dias, a meio do mês, sete dias, e esta nova onda, que teve início dia 23.

Hoje, “prevê-se que sejam atingidas as temperaturas máximas mais elevadas deste evento de tempo quente, com valores que deverão variar entre 33 e 35°C, podendo muito localmente atingir 37°C, no interior da região Sul, Ribatejo e Beira Baixa”.

Nos dias 28 e 29 de abril, o IPMA espera uma descida da temperatura máxima em todo o território “e que será mais significativa no litoral Norte e Centro mantendo-se ainda valores entre 28 e 32°C em muitos locais da região Sul”.

Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultam também num aumento significativo do perigo de incêndio rural.

Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre  os 14ºC de mínima e 29ºC de máxima.

com:noticiasaominuto.com

Exit mobile version