Site icon Rádio Boa Nova

IPG lança projeto para promover a saúde mental na comunidade académica

O Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou um projeto para promover a saúde mental e o bem-estar da comunidade académica. Chama-se “Desenvolver – Comunicar – Agir os 5 F’s da Guarda” e foi uma das três iniciativas premiadas da primeira edição do programa “FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior” da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). O projeto será implementado neste ano letivo, envolvendo mais de 100 pessoas entre estudantes, docentes e não docentes do IPG.

“Os diversos confinamentos impostos pela pandemia da Covid-19 vieram criar dificuldades de interação na sociedade em geral, mas sobretudo entre os mais jovens. Este projeto foi criado precisamente para facilitar a interação e o convívio”, afirma Odília Cavaco, psicóloga mentora do projeto e docente do IPG. “Há uma preocupação do Gabinete de Apoio Psicológico do IPG em facilitar a comunicação e em criar elos de ligação na comunidade académica. Neste sentido iremos desenvolver workshops, tertúlias, peças de teatro e atividades desportivas para promover o convívio e combater sintomas de solidão, depressão e ansiedade”. Este projeto foi inspirado nos 5 F’s da Guarda, tendo-se dividido as várias atividades em cinco vertentes: Fiel literacia em saúde, Formosa arte, Forte cidadania, Fria atividade lúdica e desportiva e Farta saúde. O júri do concurso – composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente na Universidade do Minho, e Maria da Conceição Bento, diretora-geral do Ensino Superior – considerou que a iniciativa do IPG vai ao encontro dos problemas dos estudantes e que revela o empenho da instituição em atenuar as dificuldades sentidas.

“O Politécnico da Guarda vê mais uma vez reconhecido o seu empenho em criar soluções para combater problemas que afetam a nossa sociedade, neste caso a saúde mental”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Através deste projeto, coordenado pela Professora Odília Cavaco, iremos recorrer às competências dos estudantes e professores para contribuir não só para o bem-estar da academia, mas de toda a comunidade da Guarda”.

O concurso promovido pela FLAD e a OPP premeia as melhores ideias sobre saúde mental criadas em instituições de ensino superior. O programa, que conta com o patrocínio da Presidência da República, recebeu este ano 32 candidaturas. O projeto do IPG ficou entre os três vencedores – juntamente com a Universidade da Madeira e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo – tendo recebido um financiamento de cerca de 33 mil euros

Exit mobile version