A Escola Profissional Eptoliva acolheu, esta manhã, a apresentação da Campanha “Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em Campo” que está a ser promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), com o objetivo de incentivar a liderança feminina no desporto.
Destinada a alunos do secundário, a ação contou com a presença dos estudantes da Eptoliva, que tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de lideranças femininas, nomeadamente, de Sónia Veloso, presidente do Sampaense Basket, Alexandra Figueiredo treinadora do OH Sports e Cátia Rodrigues, árbitra da 2ª Liga da FPF.
Em Oliveira do Hospital, a diretora regional do IPDJ, Catarina Durão, justificou a realização desta campanha com aquilo que são as evidências: “ainda temos poucas mulheres no dirigismo”.
“Todos o podemos fazer independentemente de ser homem ou mulher. Cada um, se o quiser, pode ser”, avançou a responsável, notando que tudo depende da vontade de cada um.
“Só precisa de querer ser, fazer caminho e dotar-se das competências, ferramentas para fazer face aos desafios, estudar, fazer mestrado, doutoramento ou ficar pelo secundário”, sublinhou Catarina Durão, esclarecendo também que “o direito à participação é um direito constitucional”.
A campanha hoje apresentada vai ao encontro do projeto educativo da Eptoliva que “promove a igualdade de género”. A dar o exemplo da própria Associação de Estudantes que é liderada por uma rapariga, o presidente da Eptoliva aludiu também à direção da escola, que “é maioritariamente composta por mulheres”, assim como aos cursos que são lecionados.
“Temos aqui alguns cursos com 85 por cento de mulheres”, como é o caso dos cursos de Design, Turismo e Auxiliar de Saúde que “são os mais escolhidos pelas raparigas”. Deu ainda o exemplo do curso de Mecatrónica Automóvel que é frequentado por duas alunas, uma das quais venceu no ano passado o prémio de mérito escolar.
No contexto da Eptoliva, “tem sido feito esse caminho. É pertinente continuar a falar dele”. Daniel Dinis Costa apelou mesmo a todas as mulheres presentes na iniciativa para que “participem nos movimentos ou associações desportivas”.
Na sessão de apresentação da campanha, que já foi lançada em outubro de 2023, também esteve presente o vereador do desporto do Município de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, responsável pelo fecho dos trabalhos.
Fotos: Renata Veiga (Aluna Estagiária da Eptoliva)