Site icon Rádio Boa Nova

IPC aposta no desenvolvimento de competências transversais dos estudantes para fomentar a empregabilidade

Com o objetivo de apoiar os estudantes no ingresso do mercado de trabalho, foi lançada ontem, dia 30 de outubro, a terceira edição do Programa Trilhos – Ativa o Teu Futuro, que teve lugar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra. Trata-se de um programa de enriquecimento e desenvolvimento de competências para a empregabilidade, promovido pelo INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra, que visa potenciar o talento dos estudantes e recém-diplomados do Politécnico de Coimbra (IPC).

Com este objetivo, ao longo do ano são dinamizadas diversas atividades estruturadas, de carácter universal e acesso gratuito, como, por exemplo, workshops sobre como preparar o curriculum vitae, realizar uma entrevista de emprego ou utilizar o linkedin para procura ativa de emprego, mas também atividades como mentoria e job shadowing, participação em feiras de emprego, visitas a empresas e ações de voluntariado. O programa é dirigido a todos os estudantes e recém-diplomados do IPC. Contribuir para a promoção da empregabilidade através do desenvolvimento das core work skills, desenvolver autoconhecimento e promover a articulação do trabalho em rede, assim como fomentar sinergias entre as diferentes unidades orgânicas e serviços do IPC são outros dos objetivos do programa Trilhos.

Sara Proença, diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do IPC, afirmou que o programa pretende “desenvolver um conjunto de competências transversais consideradas fundamentais para que os nossos estudantes sejam bem sucedidos ao longo do seu percurso académico e aquando da entrada no mercado de trabalho ”, acrescentando que “é importante que possam fazer um percurso académico mais consciente do ponto de vista das escolhas de atividades de natureza extracurricular, ou seja, perceber quais os trilhos que estão mais alinhados com aquilo que são os seus propósitos e objetivos”.
O presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, por sua vez, reforçou o empenho da instituição em estar de portas abertas para as empresas, através da realização de estágios e de parcerias, e em modernizar a formação e as escolas, acompanhando as mudanças que se registam no panorama do ensino e na sociedade em geral.

Durante a cerimónia, decorreu ainda a entrega de prémios aos estudantes mais participativos da edição anterior, a palestra “Construir o Futuro: Expectativas e Desafios”, pelo keynote speaker António Jorge Pedrosa, diretor de Pessoas e Talento do Grupo Altri, e as intervenções de Cristina Correia, coordenadora do Programa Trilhos, e de Patrícia Vieira, representante das Associações de Estudantes do IPC.

Exit mobile version