O inverno começa às 15h59 desta terça-feira (hora de Lisboa) com chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e com temperaturas máximas a variar entre os 10 e os 20 graus Celsius, segundo o IPMA.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o solstício de inverno ocorrerá esta terça-feira às 15h59, marcando o início da estação no hemisfério norte.
O inverno prolonga-se por 88,996 dias, até ao próximo Equinócio, em 20 de março de 2022.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para terça-feira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes e possibilidade de ocorrência de trovoada na região Sul.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 60 quilómetros por hora até ao meio da tarde.
Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante sul, com rajadas até 70 quilómetros por hora.
Está ainda prevista uma subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.
As temperaturas mínimas vão variar na terça-feira entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Aveiro) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 20 (em Setúbal, Santarém, Porto e Braga).
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas oscilam hoje entre os 10 graus de mínima e 15 graus de máxima.
Sete distritos do continente, Madeira e Açores sob aviso amarelo
Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12h00 e as 21h00 de hoje.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também sob aviso amarelo a costa sul da Madeira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com quatro metros, até às 21:00 de hoje.
Nos Açores, o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vai estar sob aviso amarelo devido à precipitação entre as 21h00 de hoje e as 05h00 de quarta-feira.
O IPMA emitiu também um aviso laranja para os grupos Central (São Jorge, Graciosa, Terceira, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros entre as 00h00 e as 24h00 de quarta-feira.
De acordo com o IPMA, o grupo Oriental vai estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de noroeste com seis a sete metros entre as 17h00 e as 24h00 de quarta-feira.
O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.