O início da primavera traz consigo a descida das temperaturas, chuva e neve, sobretudo a partir de quinta-feira.
Para esta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro. Na região Norte, há a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra do Gerês. Está prevista uma descida da temperatura, em especial da máxima e nas regiões do Norte e Centro.
Quanto a temperaturas, Faro será hoje o distrito com a máxima mais elevada, 22ºC. Beja, Évora e Setúbal vão chegar aos 18ºC de máxima, seguindo-se Santarém, com 17ºC. Os restantes distritos, incluindo a capital, vão atingir, esta quarta-feira, máximas entre os 10ºC (na Guarda), os 12ºC (em Bragança e Viseu), os 13ºC (em Vila Real) e os 14ºC (em Viana do Castelo) e os 15ºC (em Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga). Quantos às temperaturas mínimas, as regiões mais frias serão esta quarta-feira Guarda, com 2ºC, e Bragança e Viseu, com 3ºC. As mínimas vão variar entre 10ºC em Faro e Lisboa e os 9ºC, e os 3ºC e 9ºC no restante território continental.
O cenário, contudo, vai acentuar-se na quinta-feira, com os termómetros a descer ainda mais. O distrito da Guarda vai registar 1ºC, Bragança, Vila Real e Viseu 1ºC de mínima. Aliás, todo o interior vai registar temperaturas mínimas realmente baixas: 3ºC previstos para Braga e Portalegre, 4ºC para Beja, Évora, Castelo Branco e Coimbra. No restante território continental, as temperaturas mínimas vão variar entre os 5ºC e os 8ºC. Para a capital está previsto os termómetros descerem até aos 7ºC esta quinta-feira, dia em que a máxima será de apenas 15ºC.
A quinta-feira será também marcada por períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do final da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e por queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.
O cenário manter-se-á na sexta-feira, com previsão de chuva para todo o território continental.