Site icon Rádio Boa Nova

Incêndios: Oliveira do Hospital é o concelho com mais projetos aprovados para recuperação de empresas

À data de 21 de dezembro de 2017 o concelho de Oliveira do Hospital era o que contava com mais projetos aprovados para a recuperação de empresas afetadas pelos incêndios na região.

Os dados são da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que dá conta de 21 projetos aprovados, num apoio elegível aprovado de perto de três milhões de Euros. No conjunto dos 33 projetos aprovados de empresas da região, o valor elegível é de 13.625 milhões de Euros.

Em reunião da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara oliveirense mostrou-se satisfeito pelo número de projetos já aprovados pela CCDRC.

“Oliveira do Hospital é de longe o concelho com maior número de projetos aprovados”, afirmou José Carlos Alexandrino, verificando também que tal facto decorre da “dimensão” da tragédia que se abateu sobre o concelho, com o fogo a afetar cerca de uma centena de empresas.

O autarca regista de igual modo a “reivindicação e determinação” da presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, “em relação a Oliveira do Hospital”. “Veio cá e foi das pessoas que percebeu melhor o drama”, frisou.

Da lista de projetos aprovados nãos constam ainda os apoios à recuperação de outras empresas afetadas pelo fogo no concelho, nomeadamente as que registaram perda total, como é o caso da unidade de sirgarias e passamanarias, J.Guerra e a carpintaria Brito & Brito.

Levando em conta os projetos aprovados e os que estão em fase de apreciação, José Carlos Alexandrino estima que o valor do apoio canalizado à recuperação das empresas do concelho ultrapasse os 13 milhões de Euros.

Em reunião da Assembleia Municipal, o autarca oliveirense informou ainda que no próprio dia, 29 dezembro, o Ministério da Agricultura procedeu ao pagamento do apoio aos agricultores no âmbito das candidaturas simplificadas, ou seja, de valor até cinco mil Euros.

“Estamos a fazer o nosso trabalho, mas não é mais do que é nossa obrigação. Foi esse o compromisso que nós tivemos com o povo”, concluiu José Carlos Alexandrino.

 

Exit mobile version