Site icon Rádio Boa Nova

Incêndios: mais de 50% de casas de primeira habitação estão concluídas

Foto Arquivo

Neste momento, 811 casas de primeira habitação, do total de 1.452 afetadas pelos incêndios em 2017, já estão com obras em execução ou concluídas, ficando a faltar mais de 300 casas que se encontram em fase de projeto.

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, voltou a expressar as perspetivas de ter “a generalidade das obras concluídas até ao final do ano”, referindo-se às intervenções a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que as empreitadas devem estar adjudicadas “entre maio e junho”.

A estimativa orçamental para a recuperação das casas afetadas pelos incêndios de junho e de outubro de 2017 é de “89,4 milhões de euros, dos quais cerca de 10 milhões são do Fundo Revita e o resto é dinheiro do Orçamento do Estado”.

O Governo deve ainda admitir canalizar 10 milhões de euros do Fundo de Apoio Municipal (FAM) para “empréstimos às autarquias para poderem apoiar a reconstrução de segundas habitações”, adiantou Pedro Marques, referindo que o regulamento está em discussão e “é possível que seja aprovado” na quinta-feira em Conselho de Ministros.

Exit mobile version