Site icon Rádio Boa Nova

Incêndios: Mais 41 Equipas de Intervenção Permanente nos bombeiros voluntários em junho

As corporações de bombeiros vão ter, a partir de 1 junho, mais 41 Equipas de Intervenção Permanente (EIP), passando o país a dispor de um total 344.

Segundo a Diretiva Operacional Nacional (DON) aprovada ontem, que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2019, as 41 novas EIP, constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho, totalizam 205 operacionais.

De acordo com o documento, os bombeiros do distrito do Porto são aqueles que vão ter mais Equipas de Intervenção Permanente (8), seguido de Setúbal (6) e Vila Real (6), Leiria (5) e Lisboa (5) e Portalegre (4).

Os bombeiros do distrito de Viseu vão ter mais três EIP, os de Braga duas e Coimbra e Aveiro passam a dispor de mais uma em cada distrito.

A DON foi aprovada, ontem, no Conselho Nacional de Proteção Civil.

Hoje, pelas 18h15, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, preside à Cerimónia de Constituição das 41 novas Equipas de Intervenção Permanente, no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monforte. Com as novas Equipas que vão ser agora constituídas, são já 182 as EIP criadas pelo Governo.

Em 9 dos 18 distritos do Continente, todas as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários possuem uma EIP.

As Equipas de Intervenção Permanente são equipas de bombeiros profissionais que se destinam ao cumprimento de missões no âmbito da Proteção Civil.

Exit mobile version