Site icon Rádio Boa Nova

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em roulottes, no que diz respeito aos incêndios de 2017.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Movimento refere que nenhuma habitação foi reconstruída e que “existem pessoas a viver em roulottes, garagens, casas emprestadas e de familiares, sem qualquer ajuda”, nomeadamente nos concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital, Seia, Tábua, entre outros.

A associação reencaminhou ainda uma mensagem enviada em fevereiro a Pedro Marques, ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro, onde era apresentado um conjunto de alertas de reivindicações, nomeadamente sobre agricultura e habitação.

” O Sr. Ministro não conhece os casos porque não os vem ver. No caso das 2ªs habitações, o Sr. Ministro empurra para os municípios e os municípios nada dizem sobre esses ditos apoios”, refere a MAAVIM, convicta de que “é necessária a agilização de processos para que tudo seja revisto, principalmente os Planos Diretores Municipais (PDM)”.

“O que foi dito ontem pelo sr. Ministro demonstra uma falta de conhecimento do que se passa na realidade nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro”, lê-se no comunicado.

“Garanto que não encontrei nenhuma família a viver em tendas”, disse Pedro Marques, dando conta de que visitou vários concelhos afetados pelos incêndios do ano passado.

Numa audição da Comissão de Agricultura e Mar sobre as medidas relacionadas com os incêndios florestais de 2017, o deputado comunista João Dias criticou o Governo por “anunciar apoios de milhões” quando “no terreno há centenas de pessoas a viver com dificuldades, em carros, tendas, roulottes e casas de amigos”.

Exit mobile version