O incêndio que às 12h46 de quinta-feira reativou no concelho de Seia (teve a sua génese no dia 13 de julho, na localidade de Santa Eulália), entrou às 8h19 de hoje em fase de “conclusão”. De acordo com a Proteção Civil estão no terrenos 123 operacionais, apoiados por 41 viaturas.
Durante a tarde de ontem o fogo avançou com intensidade devastando uma extensa área e chegando a ameaçar habitações, aviários e empresas nas localidades de Vila Verde e Pereiro, na Freguesia de Tourais e Lajes.
A mobilização de populares, aliada a prontidão dos cerca de 200 bombeiros e à atuação de dois meio aéreos impediu o avanço do fogo sobre as habitações de ambas as localidades. Três máquinas de rasto também estiveram a operar .Há contudo perdas de vária ordem a registar.
Cerca das 18h00, a situação foi considerada mais calma em Vila Verde, com o fogo a voltar-se para perto de habitações no Pereiro.
Às 20h37, a Proteção Civil situou o incêndio em fase de resolução, entrando às 08h19 de hoje em fase de conclusão. Os meios encontram-se no local em trabalhos de vigilância, no sentido de travar possíveis reacendimentos.
Foto: JSM