Um incêndio está a deflagrar em Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, em povoamento florestal, numa zona de eucaliptos.
Segundo a proteção civil, as chamas lavram junto da Quinta De São Pedro, sendo que começaram junto às bombas de gasolina da freguesia. No local estão 200 bombeiros, 54 viaturas e seis meios aéreos. O alerta foi dado às 15h11.
No local, em declarações à Rádio Boa Nova, António Pinto, comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, adiantou que o fogo “está a arder controladamente” e espera que, “daqui a pouco mais de uma hora, já esteja controlado”. Realçou a importância dos meios aéreos no combate às chamas. Segundo o responsável, “não há habitações nem empresas em risco”. No combate estão bombeiros de toda a região, nomeadamente dos distritos de Coimbra, Viseu e Guarda.
A acompanhar os trabalhos, José Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, mostrou-se preocupado com a situação, contudo está confiante no trabalho dos operacionais no combate ao incêndio. De acordo com o autarca, para ajudar a controlar as chamas mobilizada a máquina de rasto da ADESA. “Obviamente que estamos preocupados. A temperatura está alta e o vento está a ajudar na produção de chamas”, disse.
O autarca destaca a importância da “intervenção musculada” dos meios para “evitar a progressão das chamas”. “A intervenção foi logo imediata, com muitos meios terrestres, muitos homens e o apoio dos meios aéreos”, explicou.
As autoridades da proteção civil não descartam a possibilidade de mão criminosa. “Ainda não temos dados oficiais, mas um incêndio surgir junto a um estradão, numa zona onde não há qualquer atividade, que conclusão podemos tirar”, interrogou José Francisco Rolo.
Atualização 18h00: Incêndio em fase de resolução