Site icon Rádio Boa Nova

Desalojados de incêndio em Gramaços já viveram na rua. Foram realojados no Bairro Social

Um incêndio numa habitação, na localidade de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, deixou, ontem à noite, três pessoas desalojadas. A casa era habitada por um casal e outro homem, com idades entre os 40 e 50 anos.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital adiantou que a casa onde deflagrou o incêndio “pertence à Igreja”.

Segundo José Francisco Rolo, a mulher, portadora de deficiência, foi encaminhada para os Hospitais da Universidade de Coimbra pois “inalou fumo e havia risco de ter queimaduras nas vias aéreas superiores”. Passou a noite em Coimbra, enquanto que os companheiros de casa foram realojados na cidade, no Bairro João Rodrigues Lagos, num trabalho de “articulação entre as forças de segurança e o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal”.

A casa “ficou com alguns danos” e acabou por ficar “interdita” para a GNR proceder à investigação.

De acordo com o autarca, os três desalojados são “novos residentes” e vivem numa situação de “proteção social por ação da igreja”.

A situação foi confirmada pelo Padre António Loureiro à Rádio Boa Nova. Segundo o pároco de Oliveira do Hospital, as três pessoas estão “há meia dúzia de anos” no concelho e “vivem da ação social”.

Explicou que os três vieram de Coimbra, onde viviam na rua e onde se terão conhecido”. Chegaram a viver em Lagos da Beira, contudo devido à dificuldade em pagar renda, a Igreja facultou-lhes esta casa, agora consumida pelas chamas. De acordo com António Loureiro, a mulher, que sofreu ferimentos ligeiros, anda de cadeira de rodas por sofrer de uma doença degenerativa.

O alerta foi dado às 18h49 de quarta-feira (29) e os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, INEM e a GNR estiveram no local.

Desconhecem-se as causas do incêndio, mas os Bombeiros suspeitam que o incêndio terá tido início no sofá da habitação.

Exit mobile version