O incêndio que ontem teve início no concelho de Nelas e propagou-se com grande intensidade ao concelho de Carregal do Sal, continua a ameaçar a freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital.
Esta manhã, em declarações à Rádio Boa Nova, o presidente da Câmara Municipal oliveirense, referiu que a situação se mantém “preocupante” e que os meios estão posicionados para travar a entrada das chamas, que se prevê que possa acontecer pela localidade das Seixas.
“O fogo está a ser observado do Baloiço Das Antas P’ro Mondego. O incêndo está do lado de Vale de Madeiros (Nelas), já junto ao rio Mondego”, referiu o autarca que se encontra no local.
Avançou também que já foram evacuados os estrangeiros que habitam nas quintas junto ao rio e que “estão preparadas máquinas na zona das Seixas”. “Abriu-se o abrigo nas Seixas para acolher as pessoas no âmbito do programa Aldeias Seguras”, fez notar.
À Rádio Boa Nova, Rolo disse que nesta altura “estão identificadas três situações de maior risco: junto às Seixas, na Ponte da Atalhada e na zona da Póvoa de Midões”.
Neste momento, “o factor decisivo é a velocidade e a direção do vento, que está a puxar para cá”, frisou o autarca, referindo que o fogo “ainda não passou o Mondego”.
O incêndio mobiliza nesta altura 347 operacionais, 91 veículos e três meios aéreos.