Site icon Rádio Boa Nova

Inauguração de nova viatura marcou 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira (AHBVLB) comemorou, ontem, o seu 73º aniversário, que ficou marcado pela inauguração de uma nova viatura.

Recordando os altos e baixos por que a Associação passou, Álvaro Herdade, presidente da Assembleia Geral, elogiou a corporação por se “manter de pé a cumprir o seu papel”, enaltecendo o “espírito” da mesma. “Hoje em dia estamos bem”, garantiu Álvaro Herdade no decorrer da Sessão Solene.

Há 37 anos ao serviço da AHBVLB, dos quais 17 como elemento do comando, António Pinto, comandante dos Bombeiros, afirmou que um dos objetivos da comemoração do aniversário é “honrar todos os que partiram e que a 1 de junho de 1946 fundaram esta gloriosa e honrosa Associação Humanitária”. Para o comandante, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem assumido um papel fundamental e, prova disso, foi a oferta do novo veículo florestal, que vai “melhorar as condições de segurança dos operacionais e a capacidade de intervenção”.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, agradeceu os grandes elogios que lhe foram dirigidos, contudo considerou que “não seja um facto de enaltecer”. “Pena é que outros com responsabilidades políticas não sejam capazes de honrar a sua palavra. E quando as pessoas não honram as suas palavras, não devem estar em cargos públicos de responsabilidade”, defendeu.

Apesar de o início do mandato ter sido de “grande dificuldade”, Telmo Esteves, presidente da direção, deu os parabéns à Federação Distrital dos Bombeiros pela ajuda na regularização das dívidas vencidas, no que respeita à prestação de serviços dos Bombeiros ao Serviço Nacional de Saúde. Quanto à comemoração do aniversário da Associação que dirige, Telmo Esteves considerou que o “ponto forte” foi a “aquisição da viatura de combate aos fogos florestais”, afirmando que “o Município de Oliveira do Hospital é o maior parceiro que a Associação tem no seu dia-a-dia”.

Também preocupado com as questões de falta de pagamento às corporações, Fernando Carvalho, presidente da Federação Distrital de Coimbra, fez questão de evidenciar o esforço que a sua equipa tem feito para ultrapassar esses constrangimentos. “Este tem sido o nosso rumo”, garantiu. Na ocasião, adiantou que “há uns meses, havia associações que tinham a faturação de vinte meses em atraso por receber”, contudo, “neste momento, praticamente todas as associações têm o pagamento dos serviços de novembro de 2018 pagos, o que significa seis meses de atraso apenas”.


Por sua vez, Nuno Seixas, 2º Comandante Operacional Distrital, rasgou fortes elogios ao Comandante António Pinto pelo “apoio, disponibilidade e profissionalismo manifestados ao Comando Distrital”. “A resposta deste Corpo de Bombeiros, a sua disponibilidade permanente para colaborar nas diferentes solicitações no concelho de Oliveira do Hospital, mas também quando solicitados pelo Comando Distrital de Coimbra, é notável e digna de registo e agradecimento público”, referiu. Em representação do Comando Distrital Nacional e do diretor Nacional de Bombeiros, Nuno Seixas garantiu que, “por parte do Comando Distrital” serão feitas “diligencias no sentido de agilizar comparticipação das despesas de reparação do veiculo acidentado em serviço”.

Também presente no 73º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira, Paulo Amaral, em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, referiu que “a Associação pode e deve orgulhar-se do seu passado, sabendo que ao encarar o presente com tanta dignidade, está a preparar e a construir o futuro”. O responsável teceu ainda duras críticas ao Governo, defendendo que “é urgente que os poderes políticos, tendo consciência do importante papel desempenhado pelos corpos de Bombeiros, passem das palavras aos atos, acabando com o permanente adiamento de algumas medidas de que há muito se falam, mas cuja concretização não acontece”.

Olga Bandeira, presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, enalteceu o desempenho do corpo ativo. “De nada serve ter equipamentos se não tivermos estes homens e mulheres que servem a população de forma exemplar, uma missão que não é só apagar incêndios”, disse.

Neste 73º aniversário foi ainda oferecido à AHBVLG um desfibrilhador automático externo, por Luís Campos, do Bairro do Rossio.

Distinções:

Prémio Manuel Gouveia Serra- Bombeiro do Ano: José Caldeira (Bombeiro de 2ª)

Crachá de Ouro:

António Pinto (Comandante)

José Abreu (2º Comandante)

José Paulino Abrantes

Francisco Paulino Abrantes

José Garcia Caldeira

António Eugénio Alves Ferreira

José Francisco Garcia Santos

António Garcia Santos

Associados Beneméritos:

António Ferreira

António Maurício

José António Santos

Emblemas Prata:

Rui Campos

José Jesus

Alberto Santos

António Oliveira

Luís Fonseca

António Duarte

José Fernandes

Emblemas Ouro:

Francisco Tavares

António Garcia

Inês Amaral

António Moito

António Monteiro

Armindo Fernandes

Exit mobile version