Site icon Rádio Boa Nova

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o objetivo de “aproximar as pessoas das suas origens”.

Fruto do sucesso da primeira edição, a Sociedade Recreativa Penalvense avançou para a concretização da II Semana Cultural de Penalva de Alva, uma vez que considerou “um espaço de convívio para as pessoas irem na altura do Natal”. “Vimos que resultou bem e queremos que este ano volte a resultar”, afirmou Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, em declarações à Rádio Boa Nova.

Para o responsável, a questão do abandono no interior do país também tem repercussões em Penalva de Alva e, por isso, considera estas iniciativas de relevo. “A questão da interioridade é algo que nos assombra e vai assombrar, infelizmente, nos próximos anos. E este evento poderá ser uma iniciativa para aproximar as pessoas das suas origens e criar o hábito de voltar”, referiu. A propósito, “Homem em Catarse” é um dos convidados deste evento onde vai brindar os presentes com algumas músicas do seu álbum “Viagem no Interior”, “que fala precisamente sobre os grandes problemas deste sério despovoamento do interior”.

A grande aposta da organização recai em artistas da região e do concelho de Oliveira do Hospital que se vão apresentar em momentos musicais, teatrais, cinematográficos, literários, tradicionais, de natureza e de exposição. “Há sempre essa preocupação de termos aqueles que são os melhores aqui da zona. Tenho a certeza que no cartaz estão artistas oliveirenses que nos têm enchido de orgulho nos últimos tempos”, afirmou Sérgio Minas. Tiago Cerveira, Luís Antero, Paulo Ribeiro são alguns dos nomes conhecidos no concelho e na região que estão presentes no cartaz.

A II Semana Cultural, apesar de se “concentrar maioritariamente na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, apresenta algumas atividades mais deslocadas como é o caso do Concerto de Natal com a Tuna Penalvense & Orfeon Maestro Alves Coelho (23 dezembro) e a tradicional fogueira de Natal (24 dezembro) que acontecem na Igreja Matriz e no seu adro. Destaque ainda para a ação de reflorestação no Vale do Alva (23 dezembro) que vai decorrer “junto dos baldios da junta de freguesia”, com a plantação de espécies autóctones. E é aqui que se insere o conceito de “sustentabilidade” patente nesta iniciativa. “É uma missão importante para retirar este negro que ainda é visível”, reforçou Sérgio Minas.

É igualmente um evento de cariz social “pelo ponto de vista em que tem um programa dedicado à comunidade penalvense, aos sócios da Sociedade Recreativa Penalvense e à região”.

Quanto ao futuro, o responsável acredita na continuação da realização da Semana Cultural. “Embora esta direção da Sociedade Recreativa Penalvense esteja a terminar o seu mandato e ainda não haja uma nova direção, acreditamos que ela possa surgir já no início do ano e mantenha este projeto de pé porque é muito importante para o futuro e para quem visita a nossa zona”, concluiu.

Ouça a entrevista com Sérgio Minas na Rádio Boa Nova >>>

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version