A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o objetivo de “aproximar as pessoas das suas origens”.
Fruto do sucesso da primeira edição, a Sociedade Recreativa Penalvense avançou para a concretização da II Semana Cultural de Penalva de Alva, uma vez que considerou “um espaço de convívio para as pessoas irem na altura do Natal”. “Vimos que resultou bem e queremos que este ano volte a resultar”, afirmou Sérgio Minas, elemento da direção da Sociedade Recreativa Penalvense, em declarações à Rádio Boa Nova.
Para o responsável, a questão do abandono no interior do país também tem repercussões em Penalva de Alva e, por isso, considera estas iniciativas de relevo. “A questão da interioridade é algo que nos assombra e vai assombrar, infelizmente, nos próximos anos. E este evento poderá ser uma iniciativa para aproximar as pessoas das suas origens e criar o hábito de voltar”, referiu. A propósito, “Homem em Catarse” é um dos convidados deste evento onde vai brindar os presentes com algumas músicas do seu álbum “Viagem no Interior”, “que fala precisamente sobre os grandes problemas deste sério despovoamento do interior”.
A II Semana Cultural, apesar de se “concentrar maioritariamente na sede da Sociedade Recreativa Penalvense, apresenta algumas atividades mais deslocadas como é o caso do Concerto de Natal com a Tuna Penalvense & Orfeon Maestro Alves Coelho (23 dezembro) e a tradicional fogueira de Natal (24 dezembro) que acontecem na Igreja Matriz e no seu adro. Destaque ainda para a ação de reflorestação no Vale do Alva (23 dezembro) que vai decorrer “junto dos baldios da junta de freguesia”, com a plantação de espécies autóctones. E é aqui que se insere o conceito de “sustentabilidade” patente nesta iniciativa. “É uma missão importante para retirar este negro que ainda é visível”, reforçou Sérgio Minas.
É igualmente um evento de cariz social “pelo ponto de vista em que tem um programa dedicado à comunidade penalvense, aos sócios da Sociedade Recreativa Penalvense e à região”.
Quanto ao futuro, o responsável acredita na continuação da realização da Semana Cultural. “Embora esta direção da Sociedade Recreativa Penalvense esteja a terminar o seu mandato e ainda não haja uma nova direção, acreditamos que ela possa surgir já no início do ano e mantenha este projeto de pé porque é muito importante para o futuro e para quem visita a nossa zona”, concluiu.
Ouça a entrevista com Sérgio Minas na Rádio Boa Nova >>>
Beatriz Cruz (jornalista estagiária)