Com as celebrações presenciais suspensas, a Igreja volta a socorrer-se dos meios digitais para se manter próxima da comunidade. No programa “Palavras de Esperança”, o padre Orlando Henriques verificou que a tecnologia “é um apoio para que nós, mesmo estando longe, estarmos unidos àqueles que estão num lugar a celebrar”.
Esta manhã, o pároco de Góis e Vila Nova de Poiares, que é colaborador habitual do programa “Palavras de Esperança” da Rádio Boa Nova, lembrou que devido à pandemia e consequente decisão da Conferência Episcopal “não é possível a celebração das missas com o povo”.
“A grande celebração com a comunidade, a Eucaristia ao domingo, de facto está suspensa, com muita dor da nossa parte, e os nossos bispos também, no comunicado, frisam isso”, frisou.
A exceção é a realização de funerais que, no entanto, também estão “reduzidos ao mínimo necessário”. “É o único caso de celebração com o povo, com as poucas pessoas que podem estar no funeral. Mas, não deixará de ser uma celebração litúrgica, em que as pessoas que estão reunidas não deixam de ser povo de Deus”, referiu.
A solução encontrada passa, tal como no primeiro confinamento, pela transmissão da missa através dos meios digitais. “Ainda antes de sabermos que ia haver este enceramento total, começámos já a fazer celebração com transmissão da missa via facebook em direto”, contou o padre Orlando Henriques.
Para o sacerdote “é muito importante que seja em direto, porque a missa, mesmo que seja pela televisão ou internet, não é propriamente a mesma coisa do que estar a assistir a um vídeo”.
“Se queremos participar liturgicamente, a tecnologia é só um apoio para que nós, mesmo estando longe, estarmos unidos àqueles que estão num lugar a celebrar”.
Na Rádio Boa Nova, Orlando Henriques referiu, também, que a catequese se socorre dos meios tecnológicos, para chegar próximo das crianças e jovens.
Refira-se que a Rádio Boa Nova transmite todos os domingos de manhã, através do facebook e da emissão em 100.2 FM, a missa dominical celebrada na Igreja de Oliveira do Hospital, às 10h30. Este é um procedimento que, em tempo de confinamento, vai ser mantido pela estação.
Ouça aqui o programa “Palavras de Esperança” realizada esta manhã e que terá reposição em 100.2 FM no domingo, dia 24 de janeiro, às 10h00.