Site icon Rádio Boa Nova

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

— como Monumento Nacional. Na ocasião será apresentado o projeto de requalificação do espaço envolvente.

O “Colóquio Hei por bem.. Comemorar a Igreja de São Pedro de Lourosa”, previsto para as 15h00, assinala os 100 anos da classificação da Igreja de São Pedro de Lourosa como Monumento Nacional, pelo Ministério de Instrução Pública – Repartição de Instrução Artística, com publicação no decreto 2:445 de 14 de junho de 1916.

Após a abertura da sessão de trabalhos pela Diretora Regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, o programa conta com a intervenção de especialistas em património e estudiosos da Igreja de São Pedro de Lourosa.

15h30   | “S. Pedro de Lourosa: Incompreensões acerca de uma igreja”
Paulo Almeida Fernandes, investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

16h00   | “As aras da Igreja de S. Pedro de Lourosa (Oliveira do Hospital, Coimbra): algumas reflexões”
Fernando Patrício Curado, engenheiro técnico aposentado. Investigador com publicações na área da epigrafia latina e arqueologia nas últimas quatro décadas.

16h30   | “A classificação de bens imóveis: salvaguarda do património cultural e motor de desenvolvimento regional”
Isabel Policarpo, mestre em História da Arte, técnica superior da DRCC.

As comemorações incluem a apresentação de ferramentas comunicacionais e promocionais do património cultural existente no município de Oliveira do Hospital, assim como, do projeto de requalificação da envolvente da Igreja de São Pedro de Lourosa. O colóquio finaliza com um momento musical a cargo do Coral Sant’Ana e Orquestra Cultus Musicae.

“Depois das celebrações do jubileu da Igreja de São Pedro de Lourosa, em 2012, a comemoração do centenário da classificação como Monumento Nacional vem salientar o valor patrimonial e cultural da Igreja, uma das mais antigas de Portugal e única do período Moçárabe”, refere comunicado da Direção Regional da Cultura do Centro.

A iniciativa, com participação livre, é organizada pela Direção Regional de Cultura do Centro e pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o apoio da Junta de Freguesia de Lourosa e da Fábrica da Igreja Moçárabe de Lourosa.

 

Exit mobile version