A igreja do Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, foi assaltada esta noite. De acordo com o autarca da freguesia, “ocorreu também um arrastão dos sacos do pão”, deixados habitualmente nas portas dos fregueses com “a receita para o padeiro”.
“Houve um arrombamento de uma porta lateral, que raramente é aberta, foi furtado dinheiro do lampadário, de esmolas e dinheiro que havia na sacristia”, começou por explicar, adiantando que no que diz respeito a “peças do santuário, não se deu por falta de nada”. “O maior prejuízo será a nível financeiro, das esmolas e receitas que havia lá”, disse.
À Rádio Boa Nova, Carlos Castanheira adiantou ainda que, esta manhã, os habitantes da freguesia depararam-se com uma “desagradável surpresa” ao constatarem que foram roubados os sacos do pão e respetivo pagamento.
“O assalto na igreja não foi a única situação. Também esta noite ocorreu um arrastão dos sacos do pão. É habitual, à noite, as pessoas deixarem os sacos do pão para, ao outro dia, o padeiro fazer a entrega. Vários sacos foram roubados com a receita para o padeiro receber”, deu conta.
O autarca refere que as ocorrências têm gerado preocupação no seio da população que é “maioritariamente idosa, fragilizada pelas suas idades, assim como pelo isolamento a que estão sujeitas”.