Site icon Rádio Boa Nova

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil Euros.

Numa organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Direção Regional da Cultura do Centro, vários especialistas participaram hoje no colóquio “Hei per Bem” destinado a comemorar os 100 anos da classificação da Igreja de S. Pedro Lourosa como Monumento Nacional. Em destaque esteve a origem deste templo numa altura em que o investigador Paulo Almeida Fernandes, levanta a possibilidade de o templo estar antes “vinculado ao reino das Astúrias”. Uma discussão que a diretora Regional da Cultura do Centro remete para os especialistas, considerando Celeste Amaro que o importante “é valorizar” este monumento com data de edificação que remonta ao ano de 912 e assim “chamar os turistas” a verem o que “Oliveira do Hospital tem”.

Os 100 anos da classificação como monuneto nacional ficam marcados pelo arranque da requalificação do espaço envolvente à Igreja. Celeste Amaro admite que a requalificação do templo possa ser tardio, porém nota que “em 100 anos não se deixou cair” e que agora é importante aproveitar o quadro comunitário que disponibiliza 22 milhões de euros para a recuperação do património.

Em causa estão “obras de relevância” que o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nota que eram há muito “desejadas” e que vão valorizar e modernizar o espaço envolvente à Igreja. José Carlos Alexandrino falou de um investimento de 400 mil euros, financiando em 85 por cento pelos fundos comunitários. A esta intervenção juntar-se-ão também as obras previstas no centro romano da Bobadela, nomeadamente no centro de interpretação e recuperação da casa amarela.


Oliveira do Hospital conta ainda com mais dois monumentos nacionais: a Capela dos Ferreiros e Ruínas Romanas da Bobadela. Hoje foi lançado material informativo de cada um dos monumentos. O objetivo do município é criar um circuito turístico em torno dos três monumentos e até com ligação a outros circuitos regionais.

Exit mobile version