Site icon Rádio Boa Nova

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

O objetivo é “reforçar e manter a capacidade produtiva e de tesouraria das empresas”, adiantou Paulo Marques, responsável pelo Serviço de Emprego de Arganil do IEFP em sessão de esclarecimento realizada em Oliveira do Hospital.

Em causa está “apoiar todas as empresas privadas, com ou sem fins lucrativos”, cuja sua “capacidade produtiva tenha sido afetada”.

O IEFP apoia a partir de três salários, baseados nos respetivos contratos dos trabalhadores, no subsídio de natal integralmente ou em duodécimos e no subsídio de alimentação. As ajudas recaem em “todos os trabalhadores por conta de outrém e para todos os membros dos órgãos estatuários das empresas”.

As candidaturas podem ser feitas através de um formulário disponível no site do IEFP até dia 14 de dezembro e, no seu decorrer, alguns membros da entidade pretendem visitar as empresas afetadas para “verificar o que se passou”. Paulo Marques confessa que, até ao final do presente mês, gostava de as ter “para poder pagar antes do natal”.

O Instituto de Segurança Social (ISS), representado por Maria Arménia, Diretora do Centro Distrital de Coimbra, propõe medidas execionais e temporárias com o propósito de “poupar algum dinheiro às empresas”.

O ISS disponibiliza três apoios diferentes: a isenção total para trabalhadores independentes e entidades empregadoras, a redução parcial das entidades para a Segurança Social a quem contratar desempregados resultantes da tragédia e o deferimento de pagamento de contribuições para empresas do setor do turismo. Também nesta entidade, as empresas podem requerer até 14 de dezembro.

As medidas foram apresentadas em sessão de esclarecimento, organizada IEFP e pela Segurança Social, no dia 23 de novembro, no âmbito da Portaria 347A/ 2017 de 13 de novembro.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Exit mobile version