Site icon Rádio Boa Nova

Hospital de Cantanhede reconhecido a nível internacional por práticas de saúde amigas do idoso

© Lusa

© Lusa

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em Cantanhede, integra a partir desta sexta-feira a lista internacional de participantes em Sistemas de Saúde Amigos do Idoso, intitulada “Age friendly healthsystem”.

O Hospital de Cantanhede foi desta forma reconhecido, a nível internacional, por práticas de saúde amigas do Idoso.

O HAJC foi avaliado por um consórcio de entidades ligadas ao setor social e da saúde, tornando-se “a primeira instituição portuguesa a constar desta lista de organizações reconhecidas por promover o respeito pelos direitos da pessoa mais velha”.

A metodologia deste sistema parte de uma abordagem geriátrica multidimensional, baseada em quatro elementos, os 4M, sendo eles a “Motivação”, ajustando os cuidados prestados ao resultado esperado por cada doente, assim como a “Medicação”, adequando a medicação ao doente e ao seu estado.

Outro dos elementos é “Estado Mental”, ou seja, prevenir, identificar e tratar a demência, depressão e estados confusionais, bem como a “Mobilidade”, incentivando a mobilidade e a funcionalidade no idoso.

O HAJC deu ainda nota de que, segundo o Plano Nacional de Saúde 2021-2030, nas últimas duas décadas a esperança de vida à nascença aumentou 4,5 anos, sendo de 81,1 anos (2018-20).

Estudos recentes apontam para que a população com mais de 65 anos quase duplique nos próximos 30 anos.

No que respeita ao índice de envelhecimento, do concelho de Cantanhede foi, em 2021, de 270, valor mais elevado do que a média nacional que se cifra em 183, acrescenta a mesma nota.

Também a percentagem de idosos em Cantanhede é mais elevada, já que 30,4% da população é idosa, sendo que o total da população portuguesa idosa é de 23,5%.

Lusa

Exit mobile version