Site icon Rádio Boa Nova

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira a mudança ocorrerá às 02h00 da manhã, com os relógios a atrasarem para a 01h00, enquanto nos Açores a alteração será feita à 01h00 passando para a meia-noite.

O diretor do Observatório Astronómico de Lisboa afirma que a mudança do regime de verão para o de inverno “é uma decisão do espaço europeu”.

A propósito da mudança de hora, o presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu para os riscos que dali decorrem devido à “súbita exigência de mudança” do “tempo interno” das pessoas.

Para Miguel Meira Cruz, a mudança tem impactos negativos na saúde. O especialista afirma que uma hora a mais de sono pode, em teoria, promover o bem-estar de quem se encontra privado desta necessidade, sendo o impacto deste benefício maior nas pessoas que se deitam mais tarde e tendencialmente se levantam mais tarde ou naqueles que atrasam a sua hora de deitar, como acontece com adolescentes.

Meira da Cruz aponta alguns sintomas causados pela alteração da hora, como prevalência de alguns tipos de dores de cabeça, nomeadamente a cefaleia hípnica (surge durante o sono) e a cefaleia em salvas (dor muito forte só num lado da cabeça).

Para o especialista, a mudança da hora “é mais um exemplo do predomínio de interesses económico-financeiros, que vigora no mundo, em detrimento daqueles dirigidos à promoção da saúde”.

Exit mobile version