Apague a iluminação por uma hora e ajude o ambiente. A Hora do Planeta, a maior campanha ambiental do mundo, está de volta este sábado, dia 25 de março, e é pedido a todos que desliguem as luzes e reduzam o consumo elétrico entre as 20h30 e as 21h30.
A iniciativa, promovida pela World Wildlife Fund (WWF), organização global de conservação da natureza, tem como objetivo principal a realização de uma ação simbólica de desligar as luzes durante uma hora, uma vez por ano, em prol do combate pela sustentabilidade e contra as alterações climáticas. Este movimento teve início em 2007, na Austrália, e desde então tem vindo a crescer em todo o mundo.
Segundo a WWF, esta iniciativa “é uma manifestação simbólica contra o aquecimento global e a perda de biodiversidade, e um apelo à tomada de medidas concretas para reduzir a pegada ecológica da humanidade”.
Ao apagar as luzes durante uma hora, as pessoas podem contribuir para a redução das emissões de CO2 e para a preservação dos recursos naturais. Além disso, a Hora do Planeta tem como objetivo mobilizar a sociedade civil e pressionar os governos e empresas a adotarem medidas mais sustentáveis.
Hora do Planeta tem iniciativas na região Centro
A Hora do Planeta é uma iniciativa aberta a todos e cada um pode participar de acordo com as suas possibilidades. Além de o poder fazer ao apagar as luzes, existem outras formas de participar, como organizar eventos de sensibilização, partilhar nas redes sociais, ou simplesmente conversar com os amigos e familiares sobre a importância da proteção do planeta. Esta iniciativa simbólica tem como benefícios a redução das emissões de CO2 e a preservação dos recursos naturais.
Em Portugal, a Hora do Planeta conta com o apoio de várias entidades, entre as quais estão 80 municípios, nos quais se incluem Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Seia e Viseu. Descubra aqui quais as iniciativas nos municípios mais próximos:
ARGANIL
No dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município de Arganil irá desligar as luzes dos seguintes monumentos: Paços do Concelho, Biblioteca Municipal Miguel Torga, EB1 de Arganil, Centro de Atividades Juvenil, Edifício da Cerâmica – Bloco A e B, Edifício da União de Freguesias de Côja e Barril do Alva.
Adicionalmente, o município compromete-se a: promover a redução do desperdício alimentar nos refeitórios escolares, sensibilização da comunidade educativa e reaproveitamento do excedente das superfícies comerciais, através do Projeto Alimentar + em Arganil; Implementação do projeto “Biobairros a compostar!”, que pretende sensibilizar, capacitar e consciencializar a comunidade para a valorização dos bioresíduos produzidos, através da compostagem comunitária com a instalação de 3 ilhas de compostagem, projeto financiado pelo fundo ambiental – “RecolhaBio”.
GÓIS
No dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município de Góis irá desligar as luzes dos seguintes monumentos: Paços do Concelho, Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, Centro Histórico (Praça da República). Adicionalmente, o município compromete-se a: dinamizar uma atividade de educação ambiental associada à temática, através da promoção da literacia ecológica e social.
OLIVEIRA DO HOSPITAL
No dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município de Oliveira do Hospital irá desligar as luzes dos seguintes monumentos: Paços do Concelho. Adicionalmente, o município compromete-se a: reduzir o desperdício alimentar e promover a separação dos biorresíduos, através da implementação de medidas de sensibilização ambiental.
SEIA
No dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município de Seia irá desligar as luzes dos seguintes monumentos: Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Igreja Matriz. Adicionalmente, o município compromete-se a: substituir a iluminação dos Pavilhões Desportivos dos Estabelecimantos Escolares por tecnologia LED.
VISEU
No dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município de Viseu irá desligar as luzes dos seguintes monumentos: Paços do Concelho, Casa Amarela – Arquivo Municipal/Arquivo Distrital, Centro Escolar Aquilino Ribeiro, Centro Escolar Arnaldo Malho, Centro Escolar Rolando Oliveira, Igreja da Misericórdia, Sé Catedral de Viseu, Teatro Viriato. Adicionalmente, o município compromete-se a: promover ações de eficiência energético e sustentabilidade ambiental, através da reabilitação energética de edifícios, otimização energética de infreestruturas e equipamentos municipais, promoção e utilização da energia renovável através da instalação de unidades fotovoltaicas para autoconsumo, aumento da eficiência da iluminação pública e plantação ou renovação de espécies arbóreas.