Site icon Rádio Boa Nova

Hóquei Patins: Taça de Portugal em Seniores Femininos decide-se em Oliveira do Hospital

ACD Vila Boa do Bispo, AA Coimbra, Stuart HC Massamá e SL Benfica são as quatro equipas de seniores femininos que, nos dias 28 e 29 de maio, disputam,…

… a final Four da Taça de Portugal em Hóquei Patins. A “Festa do Hóquei” vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital com demonstração de Parahóquei por atletas da Arcial.

O concelho de Oliveira do Hospital volta a ser palco das grandes decisões desportivas, desta vez em Hóquei Patins. Numa organização conjunta da Federação de Patinagem de Portugal, Associação de Patinagem de Coimbra, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e secção de Hóquei Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, a final four da Taça de Portugal em seniores femininos vai ter lugar no concelho, com tradição nesta modalidade, atualmente praticada por cerca de uma centena de jovens atletas.

Habituado à organização de eventos desportivos, Nuno Ribeiro, vereador do desporto da CMOH destacou ontem o “orgulho” do município por Oliveira do Hospital voltar ser palco dos “bons eventos desportivos” e em particular do hóquei que é “uma realidade importante e riqueza a nível desportivo”. Do mesmo modo, destacou o programa que “é apelativo” e, em particular, sublinhou a participação de atletas da Arcial na demonstração de Parahóquei (deporto adaptado). Sobre as equipas que vão disputar a final four, notou o favoritismo do Benfica que soma duas taças conquistadas, sendo a atual campeão nacional.

A notar as dificuldades em manter a prática da modalidade num concelho que dista uma hora do clube mais próximo, Paulo Amaral, presidente da secção de Hóquei Patins do FCOH, sublinhou a pertinência da prova se realizar em Oliveira do Hospital como forma de divulgar a modalidade e motivar os jovens. “O hóquei é uma família, envolve não só jogadores, mas pais e todos os familiares”, frisou o responsável.

A descentralização destas provas é uma das apostas da Associação de Patinagem de Coimbra, liderada por Jorge Alves, para quem “estes eventos não podem acontecer só em Coimbra”. Em Oliveira do Hospital assegura que a prova do próximo fim de semana vai contar com um programa capaz de trazer “muita gente” ao pavilhão. Destacou as várias iniciativas como patinagem artística, hóquei de formação e hóquei adaptado com atletas da Arcial. “Temos reunidas condições para que o próximo fim de semana seja uma verdadeira festa do hóquei”, considera.

Fernando Claro, presidente da Federação de Patinagem de Portugal apreciou as parcerias com as Câmara Municipais, que são “desejáveis e invejáveis” dados os cortes estatais ao apoio desportivo. O dirigente destacou a capacidade de organização e trabalho desenvolvido pela secção de hóquei do FCOH na motivação dos seus jovens e para o qual vai contribuir esta prova com a participação de equipas de várias áreas geográfica.

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital não tem dúvidas de que no próximo fim de semana, “Oliveira do Hospital vai ser a capital do Hóquei em Patins” ao acolher esta final four. Pretende o município enaltecer o trabalho feito pela seção de hóquei patins, que conta com “uma boa fornada de jovens com equipas competitivas”, porém o autarca não escondeu a sua ambição de querer mais em termos de hóquei patins, em particular, a presença de equipas nos lugares cimeiros da competição. Um desafio que lançou à secção de hóquei patins por verificar que os oliveirenses “gostam de hóquei” e “há mais gente a assistir aos jogos do hóquei do que do futebol”. O autarca comprometeu-se a uma maior investimento “com perspetiva de os miúdos chegarem a competições mais elevadas”. Desta forma, José Carlos Alexandrino pretende evitar a fuga de atletas oliveirenses como foi o caso dos que se sagraram campeões nacionais em infantis.

Às portas da Final Four da Taça de Portugal em seniores femininos, o autarca oliveirense, desafiou a Federação de Patinagem de Portugal à realização no concelho, no próximo ano, da final four daquela competição mas em seniores masculinos, com vista a uma maior motivação dos atletas no concelho. O desafio caiu bem junto da Federação de Patinagem de Portugal.

 

Exit mobile version