Todos os distritos do continente, a ilha da Madeira, bem como as ilhas do Faial, Terceira e São Miguel, nos Açores, apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda as ilhas do Porto Santo (Madeira) e Flores (Açores) em risco elevado de exposição à radiação UV.
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Hoje, de acordo com IPMA, a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, com vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste durante a tarde e nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde. Está prevista uma pequena subida da temperatura máxima.
Em Lisboa e em Faro, os termómetros podem chegar aos 27ºC, enquanto em Évora e Beja podem atingir os 30ºC.
No Norte, o Porto não vai além dos 22ºC, enquanto Braga chega aos 25 graus.
Entre amanhã e sexta-feira, deverão registar-se as temperaturas mais altas da semana. Com a retirada do ar frio em altitude, prevê-se uma escalada acentuada das temperaturas, sobretudo das máximas, que irão rondar os 30ºC em praticamente todo o território continental, podendo chegar aos 35ºC em Santarém e no Alentejo.
No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas variam hoje entre os 09ºC de mínima e 24 ºC de máxima.