O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclareceu que, presentemente, não se prevê para Portugal a ocorrência de condições meteorológicas extremas como as que se verificam na Turquia, Grécia e Itália. Hoje e amanhã regista-se descida da temperatura máxima.
O IPMA explicou que não se prevê que a onda de calor que está a afetar Turquia, Grécia e Itália – países que estão a ser fustigados com incêndios devastadores e de grandes dimensões, ameaçando populações e zonas edificadas – atinja Portugal, conforme chegou a ser difundido por alguns órgãos de comunicação social.
De acordo com a “informação presentemente disponível, as temperaturas máximas deverão manter-se abaixo de 30°C em grande parte das regiões próximas do litoral e abaixo de 39°C nas regiões do interior até final da próxima semana, dia 14″, refere o instituto, ressalvando que, em alguns locais, como por exemplo nos vales do Douro, Tejo e Guadiana, “as temperaturas máximas poderão alcançar 40-42°C, apresentando-se ainda alguma incerteza nesta ordem de valores”.
O IPMA esclarece, ainda assim, que não é esperada uma onda de calor como aquela que está a atingir, desde o final de julho, a região do mar Mediterrâneo Central e Oriental, afetando partes da Turquia, Grécia e Itália com incêndios devastadores e de grandes dimensões, ameaçando populações e zonas edificadas.
“De salientar que, presentemente, não se prevê a ocorrência deste tipo de condições meteorológicas extremas em Portugal”, realça o IPMA, acrescentando que, como é típico desta época do ano, “o risco de incêndio irá manter-se muito elevado a máximo em vários concelhos”, devendo a situação ser acompanhada no site.
“Devido a um fluxo de oeste sobre o território continental – entrada de ar marítimo – prevê-se a ocorrência de precipitação fraca até ao dia 7 na região do Minho e Douro Litoral, podendo estender-se a alguns locais do litoral Centro”, prossegue a nota, referindo que, no restante território, “o estado do tempo irá apresentar-se seco e com valores de temperatura abaixo do normal para a época do ano, que no entanto poderão alcançar valores máximos entre 30 e 35°C nas regiões do interior Norte e Centro e ainda na região do Alentejo e Algarve”.
A partir de domingo, a previsão aponta para uma subida dos valores da temperatura máxima, ficando ligeiramente acima do normal para a época do ano a partir de dia 10 e podendo manter-se até dia 14.
Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muito nublado nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, até ao meio da manhã e a partir do final da tarde, podendo persistir no Minho e Douro Litoral ao longo do dia. Períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral a partir do final da tarde. Hoje vento é fraco a moderado. Está prevista pequena descida de temperatura, em especial da máxima.
No concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 12º de mínima e os 25º de máxima.