Site icon Rádio Boa Nova

“Histórias de Vida, Vidas com Histórias” do CLDS 4G estreia amanhã na Rádio Boa Nova

Estreia amanhã, na Rádio Boa Nova, “Histórias de Vida, Vidas com Histórias”, um novo programa produzido pelo CLDS 4G – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital.

O programa estreia-se esta quinta-feira, 11 de março, às 11h00, com reposição às 17h00, no dia do primeiro aniversário do CLDS. “Histórias de Vida, Vidas com Histórias” é um programa mensal que, a partir de abril, vai para o ar à segunda quarta-feira de cada mês, pelas 11h00 e 17h00, com reposição no último domingo do mês às 16h00.

Esta manhã, na apresentação do programa, Júlio Mendes, coordenador do projeto, adiantou que, para além de testemunhos de idosos que acompanham, a primeira edição do programa apresenta também um balanço do primeiro ano de atividade do CLDS 4G.

Segundo o responsável, o principal objetivo do programa é “dar voz aos destinatários” para que sejam eles os “protagonistas”.

Refira-se que “Histórias de Vida, Vidas com Histórias” é um subprojeto do CLDS 4G. Esta manhã, na Rádio Boa Nova, Júlio Mendes explicou que um dos eixos de intervenção do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital é “o combate ao isolamento social”.

“Decidimos transformar esta atividade num programa de rádio, de forma a dar oportunidade aos idosos de contarem a sua história de vida, glorificando o passado deles para que se consigam integrar mais facilmente na comunidade”, referiu.

Segundo Júlio Mendes, os idosos encontram-se “ainda mais isolados” a esta altura devido à pandemia da Covid-19, o que os leva a estar privados de contacto social. O grupo de intervenção desloca-se, assim, a aldeias isoladas, promove o bem-estar dos mais velhos com a sua presença, o contacto com familiares através das novas tecnologias e levam bens essenciais”.

Neste momento, o CLDS 4G de Oliveira do Hospital apoia cerca de 150 pessoas, sendo possível integrar mais destinatários. O coordenador do projeto aproveitou e lançou o repto para que, caso a comunidade em geral e entidades formais tenha conhecimento de idosos em isolamento, entrem em contacto com o grupo de intervenção.

Pode acompanhar o programa “Histórias de Vida, Vidas com Histórias” em 100.2 FM, através da emissão online em radioboanova.sapo.pt e ficará disponível em podcast no site da Rádio Boa Nova.

Exit mobile version