O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade está internada.
A região do país mais afetada é Lisboa, mas ontem Francisco George adiantou que vírus já chegou a Coimbra, onde também existem pacientes internados com Hepatite A.
Em declarações à SIC, o responsável adiantou que se têm registado “muitos mais casos do que nos últimos 40 anos”, sublinhando que “há uma atividade epidémica”. Alertou que a transmissão do vírus é “fecal-oral”, isto é, está relacionada com práticas sexuais de risco. Quanto aos sintomas, o responsável refere que os mesmos passam pelas náuseas, urina escura, olhos amarelos, pele muito amarela e pela ausência de vontade, por parte do infetado, em alimentar-se.
Apesar do surto do vírus, Francisco George não quer que ninguém entre em pânico.
O Diário de Coimbra adianta hoje que, até agora, há pelo menos cinco casos registados na região Centro. Trata-se de um surto que está a afetar mais 12 países da Europa, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.
O surto de hepatite A já está a provocar problemas com as vacinas contra a doença.
O Infarmed confirmou à TSF que o abastecimento é insuficiente, dada a procura repentina, depois de conhecido o surto que já foi detetado em 115 doentes, desde o início do ano.
A autoridade do medicamento em Portugal garante que não existe uma rutura de stocks, mas admite que há dificuldades em dar resposta à procura dos utentes.