Os habitantes da localidade de Nogueirinha, freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, exigem um “reforço da potência elétrica”. Em causa estão constrangimentos sentidos “há anos” como “quebras de tensão” que até já causaram danos em equipamentos domésticos. Este problema levou a população a avançar com um abaixo assinado com 75 assinaturas.
O tema foi levado, esta manhã, à reunião pública do executivo camarário de Oliveira do Hospital por João Abreu, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, que se fez acompanhar por alguns lesados. Segundo o autarca, “a potência elétrica que serve a população de Nogueirinha está no limite”. Considerando que “a Junta de Freguesia não tem meios próprios para dar resposta a este problema”, João Abreu apela “ao empenho” do Município para que, junto à E-Redes, se possa encontrar uma solução, como “colocar um novo PT (Ponto de Transformação)”.
“Há frequentemente quebras de tensão sobretudo nas zonas mais soalheiras. É um transtorno para os habitantes”, afirmou, avançando que “já houve danos materiais em equipamentos domésticos”.
Em resposta, José Francisco Rolo logo defendeu que a população “tem todo o direito a ter este bem essencial”. O presidente do Município adiantou que “o tema tem sido debatido junto do Gabinete de Apoio às Freguesias” e que, em outubro de 2023, “foi enviado um e-mail para a E-Redes a solicitar rápida intervenção”.
Segundo o autarca, da parte da fornecedora da eletricidade foi dito que “o PT está longe dos limites da capacidade e podem estar a acontecer outros problemas como quebras de tensão”. Na comunicação, a E-Redes refere ainda que deverão ser “identificadas as zonas para se fazer a avaliação”.
“É uma não resposta”, considerou João Abreu, afirmando mesmo que “a E-Redes está a fugir às suas responsabilidades”.