Site icon Rádio Boa Nova

“Há Vida na Montanha” promove conversa sobre “O Interior que trago comigo”

Dedicada ao tema “O Interior que trago em mim”, a segunda conversa do ciclo online “Há vida na montanha!” decorrerá a 6 de maio, às 21h. À conversa estarão Jaime Reis, compositor, professor e diretor artístico do Festival DME, e Daniela Oliveira, dirigente da Go Romaria – Associação Cultural Gouveense e deputada da Assembleia Municipal de Gouveia.

Para esta segunda conversa o Movimento Estrela Viva convidou dois jovens que, como tantos outros, cresceram na Serra da Estrela e daqui partiram em busca de concretização profissional. Sem nunca, contudo, terem perdido a ligação à terra natal, onde regressam sempre, contribuindo ativamente para a dinâmica do território que os viu crescer. Jaime Reis, compositor, professor e diretor artístico do festival Dias de Música Eletroacústica e Daniela Oliveira, engenheira civil, vice-presidente da Associação GO Romaria e deputada da Assembleia Municipal de Gouveia, irão partilhar connosco de que forma as suas personalidades e maneiras de ver o mundo foram influenciadas por terem crescido em cidades do interior. Irão também refletir sobre como podem os projetos culturais que têm desenvolvido a nível local ter impacto social e económico na sua comunidade e em toda região.

A conversa integra o ciclo de conversas online Há vida na Montanha!, uma iniciativa do Movimento Estrela Viva, que tem por objetivo “discutir o presente e o futuro da vida no mundo rural, dando a conhecer histórias e conceitos de vida nos territórios de montanha e projetos diferenciadores com impacto social e cultural na comunidade”.

Cada conversa conta com dois convidados, pessoas que sempre viveram na região da Serra da Estrela, pessoas que escolheram já esta zona para viver ou, simplesmente, pessoas que pretendem regressar, e é transmitida ao vivo através das redes sociais do movimento.

A iniciativa estreou a 16 de abril com uma conversa sobre “O património à luz do presente”, entre o paisagista sonoro Luís Antero e o produtor do único gin de montanha português, João Pedro Mendes. O ciclo prosseguirá em junho com uma terceira conversa, a derradeira antes dos meses de Verão.

Exit mobile version