Site icon Rádio Boa Nova

Há uma “manutenção da tendência de descida” dos casos de Covid. RT deve atingir valor de 1 nas próximas semanas

Na reunião do Infarmed desta terça-feira, que reuniu políticos e especialistas, destacou-se a tendência de descida da incidência cumulativa a 14 dias de novos casos de Covid-19 e previu-se que o Rt chegue a 1 nas próximas semanas.

André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde (DGS), ao apresentar a situação epidemiológica do país, na reunião do Infarmed desta terça-feira, referiu que “houve uma manutenção da tendência de descida com incidência cumulativa a 14 dias de 79 casos por 100 mil habitantes”.

Ao analisar a “dispersão geográfica, em comparação com a reunião anterior”, conclui-se que “houve uma diminuição generalizada por todo o território da incidência cumulativa”, indicou.

A reunião prosseguiu no Infarmed, com a apresentação das conclusões sobre a análise da incidência e transmissibilidade por Baltazar Nunes. De acordo com o especialista, o Rt está a aumentar “de forma linear”, tal como “noutros países europeus”, prevendo-se que em Portugal atinja o 1 “nas próximas semanas”.

Nas palavras do epidemiologista, “apesar de o Rt estar a aproximar-se de 1 é importante que a incidência esteja a baixar” (como indicou André Peralta Santos).

A reunião sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, como tem sido habitual, decorreu por videoconferência, estando presentes nas instalações da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) a ministra da Saúde, Marta Temido, e a maioria dos especialistas.

De salientar que, na quinta-feira, a Assembleia da República vai debater e votar o projeto de decreto presidencial para a renovação do Estado de Emergência por novo período de 15 dias, com efeitos a partir de 1 de abril e que abrangerá o período da Páscoa.

Acompanhe aqui a reunião do Infarmed>>>

Exit mobile version