Decorreu no sábado, dia 29, a conferência “A Saúde no Interior: Desafios do Presente, Soluções para o Futuro”, promovida pelo FOHRUM e que contou com uma mensagem da Ministra da Saúde, Marta Temido.
Esta manhã, no habitual balanço, que decorre na Rádio Boa Nova após cada conferência (mensal), João Miguel Pais, coordenador do vetor da Saúde sublinhou que da intervenção de todos os participantes resultou a conclusão de que “há sempre espaço para melhorar”.
A iniciativa contou com a participação de Marta Temido, Ministra da Saúde, (com uma mensagem em vídeo), Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde, Adalberto Campos Fernandes, ex ministro da Saúde, Alexandra Garcia, enfermeira coordenadora da UCC Pinheiro dos Abraços e Rui Pedro Loureiro, médico na UCSP de Oliveira do Hospital.
“Há sempre espaço para melhorar, principalmente no que respeita à prevenção (fisoterapia, médicos dentistas, nutricionistas) e noutras variantes”, referiu na Rádio Boa Nova o jovem oliveirense, verificando que o objetivo do FOHRUM “ não é objetivo culpabilizar, porque há poderes centrais do Estado, em que a autarquia não tem mão”.
No balanço hoje realizado, João Miguel Pais esteve acompanhado pelas jovens Beatriz Anselmo, Francisca Coelho e Inês Garcia –os quatro elementos são estudantes na área da Saúde – que destacaram as principais soluções e caminhos apontados pelos participantes. João Miguel Pais sublinhou, de modo particular, a participação da Ministra da Saúde “com uma mensagem bastante interessante” sobre “as possibilidades que podem existir na nossa região, no interior na Beira Serra e em Oliveira do Hospital”
“Correu tudo muito bem. O balanço é extremamente positivo, tanto durante a conferência, como antes. Acho que fizemos um trabalho excelso, notável, porque tentámos sempre informar as pessoas, desmistificando algumas coisas e fazendo sempre esta dicotomia tanto de recursos, como de políticas de prevenção e literacia em saúde”, referiu João Miguel Pais. “Agregámos assuntos em torno de uma conferência, que me pareceu bastante contributiva para Oliveira do Hospital”.
Depois da conferência alusiva ao setor da Saúde, o FOHRUM prepara a próxima iniciativa referente ao setor do Planeamento e Ordenamento do território agrícola e florestal, no dia 26 de junho.
Confira em baixo o balanço na íntegra>>>