Site icon Rádio Boa Nova

“Há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir”

Francisco Correia das Neves, ilustre oliveirense, vai a sepultar ao final da tarde de hoje (17h30) para o cemitério velho de Oliveira do Hospital, em jazigo de família.

Entre os oliveirenses é unânime a grande perda que a morte de Francisco Correia das Neves representa para o concelho. Lucinda Maria, amiga e apreciadora de todo o trajeto de Correia das Neves considerou hoje na Rádio Boa Nova que se trata de “uma enorme perda para Oliveira do Hospital e para a nossa região.

“Era das pessoas de Oliveira do Hospital que mais sabia de Oliveira do Hospital”, observa Lucinda Maria que, pese embora a consternação pelo falecimento de Francisco Correia das Neves aprecia o facto de já não ter tido tempo de ver a sua terra devastada pelo fogo. Vale de “consolação”, frisa

Lucinda Maria aprecia a escrita e o trabalho de investigação de Correia das Neves, um homem com “um percurso de vida muito ligado à intelectualidade”. “Não há ninguém insubstituível. Mas há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir. É o caso do Dr. Francisco Correia das Neves”, verifica Lucinda Maria que, por ocasião da sua morte, homenageia Correia das Neves com um poema:

ATÉ SEMPRE, DR. FRANCISCO!

Era um oliveirense de alta patente,
Um ilustre pensador, figura ímpar
E na sua vida sempre soube elevar
O nome da nossa terra e sua gente.

Criado neste nosso planalto beirão,
Entre serras e vales, foi cimentando
Todo o seu saber, interesse e, quando
Migrou, teve-nos sempre no coração.

Exerceu cargos dignos de todo louvor,
Sempre estudioso, foi insigne escritor,
Falando sobre nós, o seu torrão natal.

Terras alentejanas: Beja, onde viveu.
Partiu agora… tanto nos entristeceu,
Mas, na nossa memória, será imortal!
L.M.
(2017/10/22)

Por ocasião de homenagens feitas em vida, Franscisco Correia das Neves conta com um memorial na Outeiro, na Zona Histórica da cidade e com o seu rosto num mural em grafiti localizado à entrada da cidade.

 

Exit mobile version