Site icon Rádio Boa Nova

Há mais praias acessíveis no concelho de Oliveira do Hospital

A época balnear que arrancou no dia 1 de julho fica marcada, no concelho de Oliveira do Hospital pela classificação de mais uma praia fluvial já considerada “Praia Acessível”.

Trata-se de S. Sebastião da Feira que, ontem à tarde, hasteou aquele galardão. Também a praia fluvial de Avô foi distinguida com o prémio de Praia Mais Acessível, recebendo um cadeira de apoio a portadores de deficiência.

Reportagem Audio RBN

Com a classificação da praia fluvial de S. Sebastião da Feira, em pleno Vale do Alva, subiu para três o número de praias fluviais no concelho de Oliveira do Hospital, juntando-se a Alvôco de Várzeas – paria Bandeira Azul- e a Avô. Foi nesta última que, ontem à tarde, tiveram início as cerimónias de hastear das bandeiras. Em plena Ilha do Picoto, recomposta da intempérie do último inverno, a praia fluvial foi distinguida como Praia Mais Acessível do Interior, recebendo até um cadeira que facilita o acesso à beira de água a pessoas portadoras de deficiência. Vanessa Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Avô partilhou o “orgulho” pelos avanços conseguidos na praia fluvial, agradecendo sobretudo à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e à Mobilitec pela oferta da cadeira, que se junta agora à cadeira anfíbia que no ano passado foi atribuída pela fundação Vodafone.

Em cada ano, os critérios para atribuição do galardão de praia acessível são verificados pela Agência Portuguesa do Ambiente. Nelson Silva, representante, disse estar certo de que “daqui a poucos anos” também a praia de Avô será distinguida com bandeira Azul.

Manuel Ribeiro, diretor da Mobilitec partilhou a satisfação por oferecer a cadeira à praia fluvial de Avô. E, também o presidente do instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos, partilhou a “felicidade” por verificar que “o país se está a transformar para melhor” com espaços “mais acessíveis a todos”.

Na praia fluvial de Avô, coube aos utentes da Arcial atestar o fácil acesso à água. Melhorias que foram apreciadas por Artur Abreu, presidente da instituição que, na cidade, presta apoio a cidadãos portadores de deficiência.

Para José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a atribuição do prémio Praia Mais Acessível dá conta dos avanços que se fizeram em relação ao passado. Mostrou-se grato pela cadeira atribuída, notando a importância de se pugnar por uma “sociedade mais inclusiva”.

Depois de Avô, foi então a vez de ser hasteada a bandeira de Praia Acessível, em S. Sebastião da Feira, com o presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, Rui Coelho, a dar conta da “grande satisfação”. Rui Coelho entende que estes são investimentos importantes para a afirmação turística do Vale do Alva.

Diante de uma “praia muito bonita”, o presidente da Câmara deu os parabéns à comunidade de S. Sebastião da Feira. “O objetivo está muito bem conseguido. Está aqui um bom trabalho”, disse Alexandrino, que está em crer de que em breve a praia terá condições para hastear uma bandeira Azul.

Em S. Sebastião da Feira, também a Santa Casa da Misericórdia de Galizes, representada pelo provedor Bruno Miranda, técnicos e utentes atestaram e agradeceram a melhoria das acessibilidades a portadores de deficiência.

Nas cerimónias ficou vincada a vontade, do município e autarcas de freguesia, de melhorar as condições das praias fluviais em cada ano e que passa, também, por proporcionar mais lugares de estacionamento aos muitos visitantes que acorrem às praias do Alva e Alvôco.

Exit mobile version