A Zona Histórica de Oliveira do Hospital volta a receber, entre os dias 25 e 28 de junho, mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”, iniciativa promovida pela União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços que combina gastronomia, música, artesanato e animação, atraindo muitos visitantes ao centro histórico da cidade.
Conhecida por muitos como a “Festa da Sardinha”, a iniciativa assume-se cada vez mais como um momento de reencontro entre famílias e amigos, muitos dos quais escolhem esta ocasião para regressar à sua terra natal.
“É um ponto de encontro das famílias e dos amigos”, afirmou o presidente da União de Freguesias, José Manuel Matias, em entrevista à Rádio Boa Nova. O autarca revelou mesmo conhecer grupos que fazem questão de marcar encontro anual durante o evento.
O programa deste ano volta a apostar numa oferta diversificada, pensada para diferentes públicos e gerações. “Este é um cartaz que normalmente queremos abranger vários públicos”, explicou o presidente, destacando a presença de bandas de covers, música de baile, artistas locais, DJs e momentos de animação para toda a família.
A gastronomia continua a ser uma das grandes atrações da festa, numa iniciativa que nasceu em estreita colaboração com os estabelecimentos da zona histórica. “Fazemos o evento em parceria. Foi assim que nasceu este evento”, sublinhou José Manuel Matias.
O presidente destaca ainda o impacto positivo da iniciativa na atividade económica local. “Esta festa, com a dimensão que tem, abrange outros espaços que não são só os da zona histórica”, afirmou, considerando que a presença de visitantes beneficia um conjunto alargado de negócios da cidade.
Festa continua a promover a valorização da zona histórica
Além da vertente cultural e económica, a iniciativa mantém o objetivo de valorizar a zona mais antiga da cidade, que nos últimos anos foi alvo de uma profunda requalificação urbana.
José Manuel Matias considera que o evento continua a desempenhar um papel importante na promoção deste património e na atração de novos públicos para o centro histórico.
“É mais um meio, é mais uma ajuda, se quisermos, para chamar a atenção de que as zonas históricas, no caso da Oliveira do Hospital, podem ter mais-valias para as pessoas virem visitar e, se gostarem, porque não, adquirirem aqui espaços e fixarem-se”, afirmou.
Para o autarca, a festa pode contribuir para reforçar a ligação das pessoas ao território e até incentivar a fixação de novos residentes. “Sobretudo para as pessoas se integrarem, as que estão cá, e também para chamar novos públicos e, porque não, novos residentes”, salientou.
O crescimento do evento reflete-se também na adesão de expositores. Segundo o presidente da União de Freguesias, o número de inscrições voltou a aumentar este ano, ultrapassando as duas dezenas de participantes, numa procura que, em alguns casos, excedeu a capacidade disponível no recinto.
Entre os momentos mais aguardados da programação volta a estar o espetáculo de fogo de artifício, que José Manuel Matias reconhece ser “um chamariz” da iniciativa.
A organização promete ainda uma surpresa para a noite de quinta-feira, cuja natureza permanece em segredo. “Vai ser divertido. Portanto quem está não se vai arrepender”, garantiu o autarca.
A poucos dias do arranque da festa, José Manuel Matias deixa o convite à população e aos visitantes para marcarem presença na zona histórica de Oliveira do Hospital. “Convido a todos e a todas” e assegura que “quem vem à festa uma vez, volta de certeza”.



































