Site icon Rádio Boa Nova

Há dois novos ministérios. João Galamba e Marina Gonçalves vão ser os novos ministros

O primeiro-ministro, António Costa, propôs, esta segunda-feira, os atuais secretários de Estado João Galamba e Marina Gonçalves, respetivamente, para as funções de ministro das Infraestruturas e de ministra da Habitação. Proposta que foi aceite por Marcelo Rebelo de Sousa e que separa as pastas das Infraestruturas e da Habitação.

“O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação”, lê-se numa nota divulgada no site oficial da Presidência da República.

Marina Gonçalves

Marina Gonçalves, natural de Caminha e licenciada em Direito, foi assessora de Pedro Nuno Santos quando este desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS na anterior legislatura.

João Galamba, natural de Lisboa, licenciado em Economia, tem doutoramento em Ciência Política na London School of Economics. No período de liderança de António José Seguro no PS, entre 2011 e 2014, fez parte do chamado grupo dos “jovens turcos”, juntamente com Pedro Nuno Santos, Pedro Delgado Alves e Duarte Cordeiro.

As nomeações surgem na sequência da demissão de Pedro Nuno Santos, que era ministro das Infraestruturas e da Habitação, após uma polémica com a TAP e a ex-secretária de Estado Alexandra Reis.

Além de Pedro Nuno Santos, também o então secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, renunciou ao cargo na tutela. 

Exit mobile version