Site icon Rádio Boa Nova

Há 633 casos confirmados de Monkeypox em Portugal. Dois são em mulheres

Foram confirmados mais 45 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox em Portugal durante a última semana, aumentando para 633 o número total de casos, avançou, esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo a DGS, do total de casos confirmados, até 27 de julho, 536 já foram reportados no SINAVEmed. A maioria dos infetados (43%) tem entre 30 e 39 anos e são do sexo masculino (99,6%). Registam-se ainda dois casos reportados no sexo feminino.

Sublinhe-se que o primeiro caso detetado numa mulher foi reportado no passado dia 8.

Foram registados casos de infeção em todas as regiões de Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira. A região de Lisboa e Vale do Tejo concentra a maioria de casos, com 440 infetados. Segue-se o Norte com 66, o Centro com 11 e o Alentejo e o Algarve, ambos com 7. Já na Região Autónoma da Madeira, contabilizam-se três infeções.

Na nota, a DGS refere ainda que, “a 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos” e, até ontem, “foram vacinadas no país 59 pessoas, contactos próximos de casos”.

“A DGS continua a acompanhar a situação epidemiológica, tanto a nível nacional como internacional, e a promover e participar em reuniões nacionais e internacionais no âmbito deste surto. Encontra-se igualmente atenta à elaboração e publicação de documentos orientadores e recomendações, incluindo sobre vacinas, adaptando as medidas à realidade portuguesa quando pertinente”, acrescenta.

Monkeypox é do género Ortopoxvírus (o mais conhecido deste género é o da varíola) e a doença é transmissível através de contacto com animais, contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

Exit mobile version