Site icon Rádio Boa Nova

Há 15 casos ativos de Covid-19 em Oliveira do Hospital. 12 são alunos da ESTGOH

Até às 10h00 de hoje, o concelho de Oliveira do Hospital regista 15 casos ativos de Covid-19, sendo que 12 são alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), onde o primeiro caso foi identificado na passada quarta feira.

Num balanço aos números do contágio por Covid-19, no concelho, o presidente do Município de Oliveira do Hospital afirmou esta manhã à Rádio Boa Nova que, de acordo com os dados disponibilizadas pela Delegada de Saúde Pública do concelho, “neste momento, estão sinalizados 15 casos positivos de Covid-19”. José Carlos Alexandrino especificou que 12 casos estão relacionados com a “cadeia da ESTGOH”, dois casos são relativos “à cadeia do lar da Fundação Aurélio Amaro Diniz, e o caso de um aluno do concelho que estuda em Coimbra e também testou positivo.

Devido à cadeia de contágio da ESTGOH “estão em isolamento profilático 40 pessoas e 120 encontram-se em vigilância ativa”, adiantou o autarca que, a esta altura considera que “o panorama não é animador, se bem que a grande maioria (dos alunos) não tem sintomas”.

À Rádio Boa Nova, José Carlos Alexandrino adiantou que dos 12 alunos da ESTGOH que estão infetados “nenhum é do concelho”, uma situação que considera “positiva” porque “evita cadeias de transmissão junto dos familiares locais”.

Esta é “a fase crítica” e, por isso, o autarca lembra que a “responsabilidade depende de cada um de nós” e “da postura dos jovens em isolamento profilático”.

No decorrer desta semana serão realizados mais testes à Covid-19 a alunos da ESTGOH, conforme indicação da Delegada de Saúde Pública.

Sobre a possibilidade de serem tomadas medidas para travar o contágio na ESTGOH, nomeadamente o encerramento da escola, José Carlos Alexandrino disse que, amanhã de manhã, terá uma reunião com a Delegada de Saúde Pública e a direção da ESTGOH “para ver se há necessidade de medidas mais relevantes”.

Hoje, o autarca, que é também presidente da CIM da Região de Coimbra, participa em Mortágua, numa reunião com os 19 presidente de Câmara, profissionais de saúde e especialistas de proteção civil. Às 15h00 “haverá um balanço das medidas tomada na reunião”.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado hoje, atribui um total de 46 casos acumulados ao concelho de Oliveira do Hospital.

Exit mobile version