Site icon Rádio Boa Nova

Guarda: Escolas fechadas devido à queda de neve

Pexels-tahayyulumuhayy

As escolas do concelho da Guarda e o Instituto Politécnico estão encerrados esta sexta-feira (23) por causa da previsão de queda de neve.

“Na sequência de uma reunião entre diversas entidades locais face ao previsível agravamento estado do tempo nas próximas horas, foi decidido encerrar durante o dia 23 de janeiro [sexta-feira], os estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, bem como a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca e o Instituto Politécnico da Guarda”, adiantou o município numa nota enviada à agência Lusa.

A decisão foi articulada num encontro entre o vice-presidente da autarquia, António Fernandes, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os dirigentes dos referidos estabelecimentos de ensino, da Escola Profissional da Guarda e representantes da PSP, GNR e dos bombeiros.

“Esta medida resulta da avaliação realizada às previsões meteorológicas previstas para o início da manhã de sexta-feira que apontam para queda intensa de neve. Perante este cenário poderiam não estar asseguradas as condições de segurança de regresso a casa ao final do dia, devido às prováveis complicações na circulação”, justificou a Câmara da Guarda.

Segundo a autarquia, o objetivo é “salvaguardar a segurança dos alunos e das famílias” e, em simultâneo, permitir “a concentração de meios de proteção e socorro para atividades consideradas prioritárias”.

A população é aconselhada a evitar deslocações desnecessárias e a contactar os números de telefone 965 920 678 ou 271 220 262 [Serviço Municipal de Proteção Civil] em caso de situação de perigo, emergência ou constrangimento.

Foi criada uma Sala de Situação, que funcionará nas instalações da Câmara Municipal, para monitorizar a evolução das condições meteorológicas e coordenar a resposta a todas as ocorrências que possam surgir durante este período.

“Esta estrutura permitirá uma articulação eficaz entre os diferentes serviços municipais, proteção civil e entidades operacionais, garantindo uma atuação rápida e adequada, particularmente ao nível da circulação rodoviária, apoio à população e segurança de pessoas e bens”, acrescentou a Câmara.

O município realçou que “a colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos negativos destes episódios de queda de neve”.

Também a Associação de Futebol da Guarda (AFG) já decidiu adiar os jogos dos escalões de formação previstos para o fim de semana por causa do agravamento das condições meteorológicas no distrito.

“A decisão foi tomada por precaução e para segurança dos agentes desportivos devido aos avisos meteorológicos da Proteção Civil acerca da tempestade que se avizinha”, é referido numa publicação da AFG nas redes sociais.

O concelho e distrito da Guarda estão sob aviso laranja desde as 21h00 de quinta-feira (22) e até às 09h00 de sábado.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para vento forte e queda intensa de neve, inicialmente acima dos 800 metros de altitude, podendo descer a cota até aos 600 metros de altitude.

LUSA

Exit mobile version