O Grupo Musical “Os Amigos de Lagos da Beira” comemora, no dia 24 de abril, o seu 10º aniversário. A partir das 17h30m, na sede da Associação Desportiva de Lagos da Beira, a música e a poesia vão recriar “uma viagem poética e musical cheia de emoções”.
Constituído legalmente em abril de 2012, “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” assumiu esta designação de um mesmo Grupo que, desde fevereiro de 2007, “vinha fazendo atuações e despertado muitas sensações e memórias em várias localidades da região”, refere Susana Neto, presidente da direção.
O Grupo interpreta música tradicional e popular portuguesa, e apresenta como “fator diferenciador” o tocar e cantar de muitos temas originais de Lagos da Beira, Oliveira do Hospital e “toda uma região rica em cultura musical”. Os temas encontram-se “orgulhosamente incluídos em dois CD já editados: “Terra Risonha e Bela”, apresentado em março de 2013 e “Raízes e Tradições”, divulgado em setembro de 2017”.
A direção destaca, igualmente, o passado musical da localidade que acolhe este grupo, concretamente a Tuna – “Grupo Musical Instrução e Recreio” – que existiu em Lagos da Beira nas décadas de 30 e 40 do século passado, de cuja memória, temas e símbolos “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” se assume como herdeiro, reavivando e preservando sentimentos e emoções que nunca se esquecerão.
No dia de aniversário, o Grupo pretende assinalar “10 anos de muitas histórias, de muitas aventuras, de momentos bons e de outros de superação perante contratempos e adversidades habituais no panorama cultural”.